Hambúrguer e barca de cuscuz: alimento tradicional no Nordeste ganha versões e vira alternativa para empreendedores na pandemia no RN

Por Rogério Magno em 20/03/2021 às 12:00:25
Comida feita à base de milho comum nas casas nordestinas se transformou em fonte de renda para famílias potiguares. Novas versões do cuscuz, um prato tradicional do Nordeste, viram alternativa para empreendedores durante a pandemia no RN.

Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Hambúrguer e até barca de cuscuz? O alimento feito a base de milho tradicional na região Nordeste brasileira ganhou versões e virou alternativa para potiguares que buscam uma renda durante a pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte.

No Bairro Nordeste, em Natal, Rodrigo Medeiros da Silva, de 31 anos, tomou a iniciativa de abrir um espaço gourmet tendo como base o cuscuz em agosto de 2020, após ser infectado pelo coronavírus e registrar baixa nas vendas no antigo emprego como vendedor de panelas.

Mesmo sem curso na área gastronômica, o empreendedor abriu o espaço na área de casa e começou a atender de forma presencial e delivery. "Cuscuz é vida, é o prato que sustenta a minha família atualmente", conta Rodrigo, que mora com a esposa e um filho de 5 anos de idade.

'Hambúrguer' de cuscuz é um dos pratos inventados por empreendedores potiguares.

Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Segundo o empreendedor, as receitas são criadas e reformuladas continuamente, já que o cuscuz é um prato dinâmico que se adapta a diversos tipos de acompanhamentos. "Os pratos mais vendidos são o cuscuz com carne de sol na nata, que é o mais tradicional. Também sai muito o cuscuz búrguer, que é o mais novo agora. No lugar do pão, a gente usa a massa de milho e recheia com queijos, hambúrguer, ovo e salada", explica.

Por dia, ele vende de 20 a 30 pratos. Por causa da pandemia da Covid-19 e os novos decretos do Governo do RN e Prefeitura de Natal, o espaço está funcionando exclusivamente de forma delivery.

Após se afastar do trabalho, a enfermeira Edilene Santos, de 34 anos, também resolveu começar a vender e entregar cuscuz em novembro do ano passado, em Parnamirim, na Grande Natal. Mas o produto também ganhou uma versão especial em embalagens em formato de barco.

Barcas de cuscuz entregues em Parnamirim, na Grande Natal, viraram fonte de renda para empreendedora.

Cedida

As primeiras vendas foram no próprio condomínio onde ela mora, mas o negócio começou a se expandir e o marido, Mateus Santos, precisou ajudar nas entregas na Coophab e em Nova Parnamirim. Todas as noites, ela prepara os pedidos e ele realiza as entregas.

"Eu estava em casa e a gente precisava de uma renda extra. Vi a foto de uma barca e tive a ideia de fazer o cuscuz na barca", conta Edilene. A empreendedora postou uma foto do produto no grupo do condomínio e o primeiro cliente já pediu três.

Ao longo do tempo, o cuscuz foi ganhando outras versões em caixinhas e porções individuais. "Hoje, eu consigo tirar do cuscuz o salário que eu ganhava antes na minha área (de formação) e a gente pretende expandir", conta.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab