França corta submarino nuclear em 2 para recuperar embarcação incendiada; veja fotos

Por Rogerio Magno em 15/04/2021 às 17:31:50
Parte do equipamento conseguiu ser salva após o incêndio, e a Marinha francesa vai uni-la à estrutura de outro submarino. Seções diferentes do novo submarino francês que está sendo montado a partir do Perle, que pegou fogo no ano passado. Foto de 13 de abril

Naval Group / AFP

Após um incêndio que danificou seriamente a estrutura em junho do ano passado, a França decidiu cortar o submarino nuclear Perle em duas partes para unir o pedaço que saiu ileso do acidente a outra estrutura e, assim, formar uma nova embarcação, reformada.

O fogo consumiu o submarino Perle durante uma parada técnica na base naval de Toulon, no Mediterrâneo. Foram necessárias 150 pessoas para apagar o incêndio. Apesar dos graves danos à embarcação, não houve feridos — e metade do aparelho conseguiu ser salvo.

Em setembro, o chefe do Estado Maior da Marinha francesa, Pierre Vandier, disse à imprensa que provavelmente o incêndio teve origem no aquecimento gerado pela iluminação que gerou fagulhas que consumiram uma folha de plástico em vinil posicionada próximo a uma estrutura de madeira. O fogo, assim, se espalhou pelo submarino.

Seções diferentes do novo submarino francês que está sendo montado a partir do Perle, que pegou fogo no ano passado. Foto de 13 de abril

Naval Group/AFP Photo

Vista do canteiro de obras naval em Cherbourg, na França, que recupera submarino incendiado. Foto de 13 de abril

Naval Group/AFP Photo

Seções diferentes do novo submarino francês que está sendo montado a partir do Perle, que pegou fogo no ano passado. Foto de 13 de abril

Naval Group/AFP Photo

Segundo o site francês Mer et Marine, especializado em navegação marítima, as obras ocorrem em Cherbourg, importante cidade portuária francesa no Canal da Mancha, desde janeiro, após meses de uma operação logística para retirar o submarino da base de Toulon e fazê-lo dar praticamente a volta no litoral da França.

O submarino Perle estava em uso da Marinha francesa desde 1993. Ao fim das obras, segundo o site Mer et Marine, a estrutura chegará a 74 metros de comprimento por 7,6 metros de diâmetro, e pesará mais de 2,7 mil toneladas. A expectativa é que a embarcação volte ao serviço até 2023 para navegar até 2030. Mais de 300 pessoas estão envolvidas nas obras de recuperação.

VÍDEOS: veja notícias internacionais no G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab