Pandemia aumenta insônia de profissionais de saúde

Por Rogerio Magno em 27/04/2021 às 15:50:28

A Covid-19 está sendo um verdadeiro desafio para os profissionais de saúde, que muitas vezes enfrentam uma enorme sobrecarga de trabalho. O resultado disso está sendo um aumento de 44% nos casos de insônia nesse grupo quando comparado ao período de antes da pandemia.

O estudo foi publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine e envolveu 678 profissionais como médicos, enfermeiros e assistentes hospitalares. “Existem muitos estudos que examinam os problemas de insônia do sono em resposta a desastres naturais como um terremoto no Peru ou um tufão em Taiwan, mas este é um estresse universal”, disse o autor da pesquisa, Dr. Vaughn McCall, presidente do Departamento de Psiquiatria e Comportamento de Saúde do Medical College of Georgia na Augusta University.

Leia mais:

Apesar do aumento, entre o grupo de profissionais de saúde, 10% relataram uma melhora na insônia após o começo da pandemia de Covid-19. A constatação foi feita em um relatório com 17 perguntas e o resultado surpreendeu os envolvidos na pesquisa.

A principal preocupação dos cientistas é o risco da combinação insônia e ansiedade por conta da pandemia, o que pode levar a um quadro de suicídio e outros transtornos. “O transtorno de insônia é uma queixa do paciente de sono insatisfatório, tanto em quantidade quanto em qualidade – pode ser ambos – com consequências diurnas de sono insatisfatório”, disse McCall.

Insônia e a pandemia

Além disso, o desempenho dos profissionais durante o trabalho pode ser comprometido. Os sintomas para pessoas nessa situação incluem fadiga, sono, mal-estar e até problemas intestinais.

“Vemos muitas pessoas que trabalham demais em um emprego ou têm dois empregos e simplesmente não têm tempo para dormir”, explicou McCall. “Eles não têm insônia, se é que têm o oposto, que é a privação de sono. O distúrbio de insônia exige que você pelo menos tenha a oportunidade de dormir”, finalizou.

Os pesquisadores esperam que quando a pandemia acabar, a taxa de insônia entre profissionais de saúde diminua, uma nova análise vai ser feita para verificar isso. Os cientistas ainda explicam que é comum pessoas desse grupo sofrerem com esse tipo de distúrbio, mas um aumento tão grande é preocupante.

Via MedicalXpress

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab