Corpus Christi é feriado nacional? Saiba quais capitais celebram a data nesta quinta

Por Rogerio Magno em 02/06/2021 às 11:51:10

O aumento no número de casos e mortes por causa da covid-19 levou governantes a anteciparem alguns feriados no começo deste ano. Entre eles, o de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, dia 3 de junho.

Leia também: Vacina: só 13% da população com comorbidades recebeu a primeira dose

O Corpus Christi não é considerado feriado nacional. Portanto, os governos locais decidem sobre a possibilidade de decretar ponto facultativo. Em Pernambuco, por exemplo, o feriado é tradicionalmente transferido para 24 de junho, o Dia de São João.

As capitais São Paulo, Vitória e João Pessoa, além dos estados da Paraíba e do Piauí, decretaram a antecipação do feriado de Corpus Christi neste ano de 2021. Isso significa que 3 de junho será um dia útil nesses municípios e estados, sem feriado prolongado.

Nas demais capitais do país, a data religiosa será celebrada nesta quinta-feira, com alterações no funcionamento do comércio e de serviços, com regras específicas para localidade.

Não são todas as cidades que vão emendar o feriado no final de semana. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, por exemplo, não haverá ponto facultativo na sexta-feira (4).

A aproximação do feriado tem preocupado profissionais da saúde. Em março, por exemplo, o médico infectologista, Ronaldo Hallal, membro do Comitê Covid da Sociedade Riograndense de Infectologia, afirmou preocupação com as medidas isoladas restrições adotadas por cada governo pelo país.

Em transmissão ao vivo pelas redes do Brasil de Fato, ele defendeu um isolamento contínuo e universal no país. As críticas foram feitas diante de posturas isoladas de antecipação de feriados pelo governos locais.

Leia também: Avanço da covid: "Feriadão não vai resolver", alertam especialistas

Ainda de acordo com Hallal, um lockdown de poucos dias não traz resultados, "Não existem experiência publicadas na literatura científica de lockdown com três dias ou quatro dias que tenham tido algum impacto no ritmo de transmissões".

Confira a situação em cada região do país:

Norte

Rio Branco (AC)
O feriado de Corpus Christi vai alterar o funcionamento de alguns serviços e repartições públicas em Rio Branco. A Prefeitura também informou que na sexta-feira (4), deve ser ponto facultativo no município, seguindo um decreto do governo do Acre. Assim, a Organização das Centrais de Atendimento (OCA), assim como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) e as demais repartições públicas terão o atendimento interrompido na quinta e sexta-feira.

Manaus (AM)
O comércio e serviços em Manaus terão horários diferenciados de abertura e fechamento nesta quinta-feira (3).

Macapá (AP)
A data está alterou a prestação de alguns serviços públicos e privados em Macapá.

Belém (PA)
Será ponto facultativo nesta quinta (3) e sexta-feira (4) na capital paraense. O funcionamento dos órgãos públicos estaduais e dos espaços de lazer terá horário diferenciado.

Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informou que será feriado no município. O expediente voltará normalmente na sexta-feira (4).

Boa Vista (RR)
A prefeitura de Boa Vista informou que todos os serviços essenciais vão funcionar normalmente. No calendário do município, a data é considerada ponto facultativo.

Palmas (TO)
A capital Palmas segue a organização de todo o estado de Tocantins, com feriado e ponto facultativo.

Nordeste

Maceió (AL)
O dia de Corpus Christi é ponto facultativo em todo o estado. Assim, cada município pode decidir sobre o funcionamento dos setores. Em Maceió, serão fechados comércio, shoppings e restaurantes, por conta do estado da fase vermelha na pandemia de covid-19 na capital alagoana.

Salvador (BA)
A Prefeitura de Salvador informou que não vai considerar a data como ponto facultativo para evitar as aglomerações neste período de pandemia de covid-19. Portanto, será mantido o toque de recolher. Apenas serviços considerados essenciais vão funcionar.

Fortaleza (CE)
Há um decreto no estado do Ceará autorizando o funcionamento de serviços considerados não essenciais, como comércio e restaurantes. Em Fortaleza, o comércio no centro da cidade segue funcionando das 10h às 19h, enquanto os shoppings das 12h às 21h.

São Luís (MA)
Em São Luís, a prefeitura decretou ponto facultativo na quinta-feira (3) e na sexta-feira (4). O governo municipal informou que a decisão foi tomada para reforçar as ações de prevenção do novo coronavírus na capital.

Teresina (PI)
O feriado de Corpus Christi foi antecipado para 26 de março em todo o estado do Piauí. Por isso, o comércio e os shoppings vão funcionar normalmente em Teresina.

Recife (PE)
Tradicionalmente, em Pernambuco, o feriado de Corpus Christi é transferido para 24 de junho (São João). Neste ano, por conta da pandemia de covid-19, o Governo de Pernambuco decretou ponto facultativo. O mesmo vale para a capital, Recife.

João Pessoa (PB)
O governo estadual antecipou o feriado para março, por conta de medidas preventivas de contaminação de covid-19. Assim, funcionamento normal do comércio e da maioria das repartições públicas. O mesmo vale para a capital, João Pessoa.

Natal (RN)
Em Natal, o feriado altera o funcionamento de alguns serviços. Os supermercados vão funcionar normalmente. Os serviços de vacinação ainda não estão definidos.

Aracaju (SE)
O feriado vai alterar o funcionamento de alguns serviços no estado. Em Aracaju, os supermercados estão autorizados a funcionar, sendo que cada estabelecimento vai definir seus próprios horários. O Centro de Abastecimento e Logística de Sergipe (Ceasa) vai abrir das 3h às 16h. Já o comércio não vai abrir. Os serviços de vacinação estão mantidos na capital.

Centro-Oeste

Goiânia (GO)
A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (4) em função do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (3). Durante o feriado prolongado, haverá alterações no funcionamento dos órgãos municipais e aqueles considerados essenciais trabalharão em regime de plantão, como serviços de saúde e limpeza pública.

Cuiabá (MT)
O comércio está autorizado a funcionar normalmente em Cuiabá, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ao mesmo tempo, é necessário seguir medidas de biossegurança recomendadas em decretos. De acordo com o último decreto de Cuiabá, a partir do dia 14 de maio, o horário de funcionamento do comércio passou a valer das 6h às 0h, incluindo feriados.

Campo Grande (MS)
Em Campo Grande, as repartições públicas não abrirão, mas pontos de vacinação contra a covid-19 estarão disponíveis para o respectivo píblico que ainda não foi definido. Segundo a prefeitura, os parques municipais funcionarão das 5h às 20h, porém sem as atividades monitoradas.

Brasília (DF)
O governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo na sexta-feira (4). Com a medida, o funcionalismo público de Brasília vai emendar o feriado de Corpus Christi, comemorado na quinta (3).

Sudeste

Belo Horizonte (MG)
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que os funcionários públicos não terão acréscimo de ponto facultativo nos feriados de 2021. A medida vale, inclusive, para esta sexta-feira (4) após o feriado de Corpus Christi celebrado na quinta-feira (3).

São Paulo (SP)
O feriado foi antecipado. O comércio em todo o estado vai funcionar normalmente durante o feriado de Corpus Christi, que é celebrado entre quinta-feira (3) e domingo (6). Pelo Plano SP, estabelecimentos como lojas, shoppings, ...

Rio de Janeiro (RJ)
O Corpus Christi será mantido como feriado na capital carioca.

Vitória (ES)
Vitória antecipou o feriado de Corpus Christi desta quinta-feira (3) para o dia 31 de março, portanto, o funcionamento do comércio e dos serviços públicos seguirá as regras de dias úteis.

Sul

Curitiba (PR)
A Prefeitura de Curitiba mantém algumas repartições fechadas, além de serviços e atrativos culturais suspensos ou reduzidos para conter a proliferação do novo coronavírus. Nesta quinta (3) e sexta-feira (4), repartições e outras unidades administrativas não têm expediente.

Florianópolis (SC)
Os estabelecimentos devem seguir as regras do decreto com medidas sanitárias para combater o avanço do coronavírus na região. As restrições incluem horário de funcionamento de serviços e estabelecimentos e autorizações de acordo com a classificação da região no mapa de risco. Atualmente, apenas a Grande Florianópolis está em risco grave (cor laranja) para a doença. As outras 15 áreas estão em risco gravíssimo.

Porto Alegre (RS)
O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (3), altera o horário de funcionamento de serviços em Porto Alegre. Segundo a administração municipal, a programação completa de todas as atividades será disponibilizada nesta quarta-feira (2). A prefeitura adiantou ao G1 que a sexta-feira (4), dia após o feriado, não será facultativo. O governo do Rio Grande do Sul também manteve as atividades normalmente na sexta-feira.

Fonte: Brasil de Fato

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab