Em teste, cientistas simulam a queima de um satélite na atmosfera da Terra; veja vídeo

Por Rogerio Magno em 22/06/2021 às 11:33:23

Segundo os especialistas, a queima acima foi possível graças à composição do SADM, que usou um alumínio com ponto de derretimento mais baixo. Em outras palavras: o componente começou a se desfazer antes, em uma altura bem maior do que normal.

O resultado foi considerado positivo pelos cientistas, que entenderam que empregar esse metal – ou compostos similares a ele – poderia fazer com que a queima de um satélite na atmosfera viesse mais cedo, evitando que destroços descessem à Terra do espaço, potencialmente atingindo áreas populadas ou colocando pessoas em risco.

Em uma época onde empresas privadas, como a SpaceX e a Blue Origin, estão ampliando seus trabalhos no lançamento de satélites comerciais à nossa órbita, uma ação como essa certamente seria bem-vinda. Vale lembrar, por exemplo, que o projeto de internet Starlink, da SpaceX, conta com uma constelação de milhares de minissatélites – hoje, por exemplo, pouco mais de 1,2 mil deles estão lá em cima, com projetos considerando outros lançamentos no futuro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab