Agência da ONU pede que países deixem a fronteira com o Afeganistão aberta

Por Rogerio Magno em 22/08/2021 às 04:01:09
Representante diz que maioria dos afegãos não consegue deixar o país por vias legais. Grécia instala barreira para evitar chegada de refugiados afegãos ao país

A Agência de Refugiados da ONU faz um apelo para que países que fazem fronteira com o Afeganistão mantenham as fronteiras abertas para a entrada de imigrantes.

Segundo a representante da agência, Caroline Van Buren, a maioria dos afegãos não conseguem deixar o país por vias legais. Ela alertou que até o último sábado não haviam voos comerciais chegando ou saindo de Cabul.

Na última semana, imagens mostraram uma grande multidão tentando embarcar em aviões militares. Até a pista de decolagem foi invadida no aeroporto de Cabul.

Afegãos desesperados invadem aeroporto de Cabul e se agarram a avião para fugir do Talibã

Alguns países que não têm divisa direta com o Afeganistão já tomaram medidas para evitar a entrada de imigrantes. A Grécia instalou uma cerca de 40 km e um sistema de vigilância em sua fronteira com a Turquia.

O país europeu, que estava na linha de frente da crise migratória em 2015, quando mais de um milhão de pessoas fugindo da guerra e da pobreza no Oriente Médio cruzaram a fronteira da Turquia para a União Europeia, disse que pode mandar de volta quaisquer afegãos que chegarem ilegalmente ao país.

A Turquia, por sua vez, aumentou o patrulhamento na fronteira com o Irã. Neste sábado, as forças de segurança turcas detiveram alguns imigrantes na cidade de Van. A maioria deles era de nacionalidade afegã.

Imigrantes são detidos na fronteira do Irã com a Turquia

Murad Sezer/Reuters

Os Estados Unidos aconselharam, neste sábado (21), que norte-americanos no Afeganistão evitem ir para o aeroporto de Cabul. No domingo, o Talibã organizou filas para evitar novos tumultos no aeroporto.

O governo australiano disse que quatro voos saíram de Cabul neste sábado à noite com mais de 300 pessoas, incluindo australianos, britânicos, americanos e afegãos com visto. Na última semana, cerca de 8 mil pessoas deixaram o Afeganistão em aviões dos EUA, Reino Unido e de países europeus.

Um dos cofundadores do Talibã, Mullah Abdul Ghani Baradar, chegou a Cabul neste sábado (21) para iniciar o processo de formação de um novo governo no Afeganistão, informou o organismo extremista.

Outro líder talibã histórico visto na capital nos últimos dias é Khalil Haqqani, um dos terroristas mais procurados pelos Estados Unidos, com uma recompensa de US$ 5 milhões.

Avanço do Talibã

Líder do Talibã chega a Cabul e faz discurso para militantes

O Talibã completou seu rápido avanço pelo país, à medida em que as forças lideradas pelos EUA se retiraram, coincidindo com o que a chanceler alemã Angela Merkel disse ser um "colapso espantoso" do exército afegão.

A autoridade do Talibã afirmou que o grupo planejava preparar um novo modelo para governar o Afeganistão dentro das próximas semanas, com equipes diferentes tratando de assuntos de segurança interna e financeiros.

A estrutura do novo governo não será uma democracia, pelas definições ocidentais, mas "protegerá os direitos de todos", acrescentou a autoridade.

O Talibã, que segue uma versão ultra-rígida do islamismo sunita, apresentou uma versão moderada desde que retornou ao poder, dizendo que quer paz e que respeitará os direitos das mulheres, dentro dos parâmetros da legislação islâmica.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab