Crise no Afeganistão: saiba como ajudar

Por Rogerio Magno em 25/08/2021 às 14:00:55
Lista traz instituições que ajudam refugiados em geral ou grupos mais específicos que sofrem com a tomada do poder pelos talibãs, como as mulheres. Avião militar dos EUA decola com cerca de 640 afegãos do aeroporto de Cabul, no Afeganistão. Foto do dia 15 de agosto de 2021

Defense One/Handout via Reuters

Com a retirada dos Estados Unidos e a volta do Talibã ao poder no Afeganistão, o país asiático vive uma convulsão social. Milhares de pessoas tentam emigrar ou obter refúgio no exterior, e outros milhões permanecerão sob o regime do grupo extremista, com consequências de dimensão ainda difícil de mensurar, em especial para mulheres e famílias de pessoas que colaboraram com a ocupação americana.

Em meio a este cenário, diversas organizações internacionais tentam aliviar os problemas dos afegãos. Veja abaixo uma lista com algumas instituições com as quais vocês pode colaborar:

ACNUR, agência da ONU para refugiados: atua no Afeganistão para ajudar em necessidades básicas das pessoas que se veem obrigadas a fugir.

International Rescue Commitee (IRC): trabalha no Afeganistão há três décadas, fornecendo abrigo, educação, água potável, assistência médica e outras ajudas a milhares de pessoas.

Women for Women International: está arrecadando fundos para criar um telefone de assistência para as mulheres afegãs.

Women for Afghan Women: organização com sedes nos EUA e no Afeganistão que oferece “abrigo seguro, recursos e ajuda para milhares de mulheres, crianças e famílias.

AfghanAid: ONG britânica que trabalha no Afeganistão há quase quatro décadas, com projetos humanitários voltados para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como fornecer itens de cozinha, lâmpadas a energia solar e outras utilidades.

Afeganistão: entenda o histórico de invasões ao país

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab