Dória espera vencer prévias do PSDB e derrotar Lula e Bolsonaro em 2022

Por Rogério Magno em 28/08/2021 às 11:51:29

O Governador de São Paulo, João Dória, chegou a Natal no início da noite desta sexta-feira, 27, para participar de eventos com políticos do PSDB. Nessa entrevista exclusiva concedida ao Jornal Agora RN, o presidenciável fala da situação do partido no Rio Grande do Norte, das prévias do PSDB e diz que os movimentos previstos para o dia 7 de setembro são preocupantes, pois não são democráticos e sinalizam violência. Questionado se, num eventual segundo turno, tenha que decidir entre Lula e Bolsonaro, o governador do Estado mais rico do país aponta para o crescimento da terceira via, que surgirá, segundo ele, das prévias do PSDB.

AGORA RN: No Rio Grande do Norte temos duas situações distintas: o prefeito de Natal, Álvaro Dias, é aliado do presidente Bolsonaro, mas o presidente do partido, Ezequiel Ferreira, é da base aliada no RN do PT. Como o senhor avalia a posição do partido no RN?

João Dória: Meu posicionamento é de respeito às características locais e das forças locais também. O PSDB é um partido democrático por natureza, é um partido sem dono. O debate é sempre muito significativo dentro do PSDB, e as posições nem sempre são convergentes. Mas todas elas em defesa do Brasil. Todos caminham em defesa do Brasil. E eu respeito as posições e as diferenças que existem dentro do PSDB, seja no Rio Grande do Norte ou em outros Estados.

AGORA RN: O senhor acredita que há a possibilidade de um golpe nos moldes da ditadura militar por parte do presidente Jair Bolsonaro?
João Dória: O governo Bolsonaro é claramente um governo autoritário que flerta realmente com movimentos muito extremados a direita. É preciso ter cautela, é preciso ter atenção e, principalmente a defesa da democracia, da liberdade e da Constituição".

AGORA RN: De que forma o senhor analisa essas manifestações previstas para o 7 de setembro?
João Dória: Preocupante por um lado e justificado de outro. Preocupantes, porque atitudes radicais, que possam envolver agressões, ataques, confrontos, são ruins e não são democráticos. Justificáveis, porque toda manifestação é prova de democracia, seja contra, ou a favor."

AGORA RN: Caso haja um 2º turno entre Lula e Bolsonaro. Quem o senhor apoiará e por que?
João Dória: Nem Lula, nem em Bolsonaro, porque nós teremos, estamos construindo uma terceira via. Temos um longo tempo até a chegada das eleições, que será em outubro de 2022. Até lá, graças as prévias do PSDB, temos uma candidatura fortalecida e valorizada e, ao mesmo tempo, legitimada pelas prévias.

Aliás, quero dizer que sou filho das prévias. Disputei as duas únicas prévias do PSDB realizadas até hoje, em 2016, para a prefeitura de São Paulo, e após vencer as prévias, eu venci as eleições em primeiro turno. Em 2018, aonde também disputei as prévias do PSDB para o governo do Estado, vencia as prévias e as eleições para o governo de São Paulo.

AGORA RN: Falando em prévias do PSBD qual a sua expectativa em torno das prévias que se aproximam? Caso seja escolhido para concorrer à presidência, quais serão os partidos que o senhor buscará alianças? E caso o senhor não seja, quais serão seus próximos passos?
João Dória: Primeiro o meu respeito pelo movimento de prévias. É prova democrática de respeito pelos candidatos, de respeito pelo voto e de respeito pelos princípios da democracia. Eu quero registrar também aqui, a minha admiração pelos outros três candidatos do PSDB, Tasso Jereissati, Arthur Virgílio e Eduardo Leite.

Se vencer as prévias, primeiro vou respeitar e exaltar os candidatos que a disputaram, depois buscar pela legitimidade das prévias o contato com outros partidos, com as lideranças de outros partidos, que como eu, pensem numa agenda liberal, numa agenda de centro, numa agenda do diálogo, do entendimento, sobretudo, da pacificação do Brasil. O brasil precisa de paz para voltar a crescer, para ter harmonia, para ter esperança, para ter saúde, educação, habitação social, respeito pelo meio ambiente e geração de novos empregos.

AGORA RN: O que o diferencia de Lula, Ciro Gomes e Bolsonaro?
João Dória: Eu sou um liberal. Liberal na economia e também um gestor. Eu fiz isso à frente da Prefeitura de São Paulo e agora à frente do governo do Estado de São Paulo. A minha preocupação maior é ser um bom administrador, além disso, eu respeito à democracia e o combate a corrupção.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab