Ativista que inspirou filme 'Hotel Ruanda' é condenado por terrorismo

Por Rogerio Magno em 20/09/2021 às 09:30:38
Paul Rusesabagina era gerente de um hotel em Kigali em 1994, durante o genocídio que deixou quase 800 mil mortos no país, e salvou a vida de mais de mil pessoas. Paul Rusesabagina, ativista que inspirou o filme "Hotel Ruanda", é algemado por um policial no tribunal de Kicukiro, em Kigali, capital de Ruanda, em 14 de setembro de 2020. Crítico do atual governo, Rusesabagina foi condenado por terrorismo.

AFP

Paul Rusesabagina, ativista de 67 anos que inspirou o filme "Hotel Ruanda", foi condenado por terrorismo nesta segunda-feira (20). Ele havia sido preso em agosto de 2020, ao desembarcar em Ruanda.

Os promotores pediram prisão perpétua a Rusesabagina por nove acusações, incluindo terrorismo, incêndio criminoso, tomada de reféns e formação de grupo rebelde armado comandado do exterior.

O ativista nega todas as acusações e diz que a sua prisão é um sequestro. Seus apoiadores afirmam que o julgamento é uma farsa e a prova do tratamento implacável do presidente Paul Kagame contra seus adversários políticos (veja mais abaixo).

Paul Rusesabagina, ativista que inspirou o filme "Hotel Ruanda", usa uniforme rosa de presidiário ao chegar ao Tribunal de Justiça de Nyarugenge, em Kigali, capital de Ruanda, em 2 de outubro de 2020. Rusesabagina se tornou um feroz crítico do atual governo e foi condenado por terrorismo.

Simon Wohlfahrt/AFP

Hotel Ruanda

Rusesabagina era gerente do Hotel des Mille Collines, na capital Kigali, durante o genocídio que deixou quase 800 mil mortos no país em 1994.

Ele salvou a vida de mais de mil pessoas ao abrigá-las no hotel durante o massacre da minoria tutsi e de hutus moderados.

A matança foi encerrada pela Frente Patriótica de Ruanda (FPR), de Paul Kagame, que virou presidente do país e está no poder desde então.

Paul Rusesabagina, que inspirou o filme "Hotel Ruanda", é fotografado em dezembro de 2004 ao lado da atriz Angelina Jolie

Chris Pizzello/AP

Repressão à oposição

Há 27 anos no poder, Kagame é acusado de liderar Ruanda com punho de ferro e reprimir todas as formas de oposição, prendendo ou forçando o exílio de políticos.

Rusesabagina, que vivia no exterior, se tornou um crítico feroz de Kagame.

Ele fundou o Movimento Ruandês para a Mudança Democrática (MRCD) no exterior e foi preso ao desembarcar no país em agosto do ano passado.

VEJA TAMBÉM:

Macron vai a Ruanda, reconhece 'responsabilidades' da França no genocídio de 1994 e pede perdão

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab