Mais de 216 mil crianças foram vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica na França, aponta relatório

Por Rogerio Magno em 05/10/2021 às 07:21:55
Número sobe para 330 mil se considerados os laicos que trabalharam nas instituições católicas, diz comissão que investigou a igreja durante 2 anos e meio. Instituição pediu perdão às vítimas. Sol se põe atrás de uma igreja católica em Saint-Fiacre-sur-Maine, no oeste da França

Loic Venance/AFP

Mais de 216 mil menores de idade foram vítimas de abusos sexuais na França cometidos por padres e religiosos da Igreja Católica desde 1950, aponta um relatório divulgado nesta terça-feira (5).

Esse número sobe para 330 mil se considerados os laicos que trabalharam nas instituições católicas, segundo o levantamento feito por Jean-Marc Sauvé, presidente da Comissão Independente sobre os Abusos Sexuais na Igreja (Ciase).

O coordenador da investigação, que durou dois anos e meio, afirmou que a Igreja Católica francesa mostrou uma "cruel indiferença" até os anos 2000 com os menores que foram vítimas de abusos sexuais.

Ao apresentar o relatório final da comissão, Sauvé diz que havia um fenômeno "sistêmico" na instituição e propôs o reconhecimento da "responsabilidade da Igreja".

Pedido de perdão

Após a publicação do relatório, o presidente da Conferência Episcopal da França, monsenhor Éric de Moulins-Beaufort, pediu desculpas aos menores vítimas de agressões sexuais.

De Moulins-Beaufort expressou ainda "vergonha" e "determinação a atuar" com as vítimas e afirmou que "meu desejo no dia de hoje é pedir perdão".

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab