GOVERNO DO RN 2

Vladimir Putin, da Rússia, um dos países que mais poluem no mundo, não irá à reunião sobre o clima

Por Rogerio Magno em 20/10/2021 às 09:43:40
Putin também não irá a uma reunião entre líderes do G20 na Itália. O governo da Rússia não disse por que o presidente não vai aos eventos. O presidente russo, Vladimir Putin

Alexei Druzhinin / SPUTNIK / via AFP Photo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não viajará a Glasgow para participar da COP26, a reunião de líderes mundiais sobre o clima, que começa em 31 de outubro.

O governo russo deu a notícia nesta quarta-feira (20). O porta-voz ainda afirmou que o tema é uma prioridade para o país.

"Infelizmente, Putin também não viajará a Glasgow", afirmou o porta-voz Dmitri Peskov —na véspera, ele havia dito que o presidente não vai comparecer à reunião do G20 na Itália, que acontecerá antes da COP26.

Primeira reunião entre Joe Biden e Vladimir Putin tem clima de cordialidade

"O problema (da mudança climática) que está na agenda de Glasgow é, no entanto, uma das grandes prioridades de nossa política externa", disse Peskov, antes de confirmar que a Rússia estará representada na COP26.

Um dos países mais poluidores do mundo

Putin anunciou há algumas semanas que a Rússia, um dos grandes poluentes do mundo, aspira alcançar a neutralidade carbono até 2060.

O jornal "Kommersant" publicou, no início de outubro, que o governo russo preparava uma nova estratégia para o meio ambiente com medidas mais firmes para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

De acordo com o plano, Moscou pretende reduzir as emissões em 80% até 2050, sobretudo com o abandono do carvão como fonte de energia elétrica e um maior uso da energia nuclear.

Mas as preocupações com o tema chegaram tarde no discurso oficial russo. Durante muito tempo, Putin minimizou o papel do homem na mudança climática, apesar de recentemente ter abordado a questão, especialmente com o aumento das catástrofes naturais em seu país, como os incêndios.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Jota Edilson

Comentários