Um ano após desaparecimento e morte de criança de 8 anos em Natal, crime continua sem solução

Por Rogério Magno em 21/10/2021 às 14:16:49
Menino José Carlos desapareceu no dia 21 de outubro de 2020 e teve corpo encontrado cerca de 20 dias depois na Zona Norte da capital. Foto do menino José Carlos, de 8 anos, divulgada após desaparecimento em Natal.

Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Um ano após o desaparecimento do menino José Carlos, de 8 anos, em 21 de outubro de 2020, na Zona Norte de Natal, o crime continua sem uma solução. O caso foi arquivado sem apontar culpados.

O corpo da criança foi encontrado cerca de 20 dias depois do desaparecimento, enterrado próximo ao local onde o menino foi visto pela Ășltima vez, e o caso passou a ser tratado como homicĂ­dio, mas nenhum suspeito foi preso.

Procurada, a PolĂ­cia Civil afirmou que a investigação da Divisão de HomicĂ­dios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi concluĂ­da e o inquérito policial foi remetido ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) em junho deste ano, sendo arquivado pela Justiça em julho.

José Carlos foi visto com vida pela Ășltima vez no dia 21 de outubro de 2020, próximo ao Rio Doce, na zona Norte da capital potiguar, quando saiu de casa para levar um suco para o irmão que estava trabalhando no semĂĄforo do cruzamento da Av. João Medeiros Filho com a Av. Moema Tinoco.

Buscas por José Carlos, menino de 8 anos desaparecido em Natal (Arquivo)

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Divisão de HomicĂ­dios e Proteção à Pessoa (DHPP) passou a investigar o caso após o registro do boletim de ocorrĂȘncia, no dia 22 de outubro. Em algumas diligĂȘncias, policiais civis e militares do Corpo de Bombeiros da ParaĂ­ba usaram cães farejadores para fazer buscas na região onde o menino foi visto pela Ășltima vez.

Porém, sem respostas sobre o caso, familiares fizeram protestos cobrando agilidade dos investigadores e realizaram buscas por conta própria em ĂĄreas de mata.

O corpo só foi encontrado no dia 12 de novembro de 2020.

Corpo de José Carlos foi encontrado em terreno na Zona Norte de Natal (Arquivo)

Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Moradores da região onde a criança morava faziam buscas pelo garoto quando perceberam uma ĂĄrea de terra que estava mais funda, "fofa" e sob palhas. O corpo estava em uma ĂĄrea de matagal entre as comunidades da África, na Redinha, e Pajuçara, próxima à casa onde o menino morava.

A confirmação da identidade, feita por exame de DNA, foi divulgada cinco dias depois.

Corpo de garoto José Carlos é sepultado no Cemitério Municipal de Igapó, em Natal

Paulo Martin/Inter TV Cabugi

De acordo com o diretor geral do Itep, Marcos Brandão, uma amostra do DNA ficou armazenada para ajudar nas investigações, caso fosse necessĂĄrio.

O sepultamento ocorreu uma semana após o corpo da criança ter sido encontrado. Ele só foi liberado para a famĂ­lia após o Instituto Técnico CientĂ­fico de PerĂ­cia concluir a perĂ­cia.

Em dezembro, o Itep também confirmou que uma mancha de sangue encontrada perto do corpo não pertencia à criança e poderia ser utilizada para identificação de um possĂ­vel suspeito.

Na época, a PolĂ­cia Civil afirmou que o caso estava em sigilo. VĂĄrias pessoas foram convocadas para prestar depoimento, mas ninguém foi preso.

Veja os vĂ­deos mais assistidos no g1 Rio Grande do Norte

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab