Dado o atual contexto do mercado americano, a declaração da CEO da GM não deixa de ser ousada. No presente, enquanto a Tesla reina absoluta no segmento dos carros elétricos nos EUA, com 63% das vendas, a General Motors possui apenas 9%.
Além disso, o cenário é bem desfavorável. A esta altura do ano, a planta responsável pela fabricação do Bolt, único veículo elétrico à venda no portfólio da empresa americana, está paralisada até o fim do mês por falta de chips. Isso significa que a montadora não tem EVs para vender.
Barra, porém, segue confiante. “Estamos vendo uma oferta mais forte para o quarto trimestre [de 2021] e também estamos tomando medidas a longo prazo para garantir que não seremos impactados por problemas de semicondutores, commodities ou materiais que precisamos para garantir nosso futuro nos carros elétricos”, disse a CEO da GM.
Os carros da General Motors também não são os mais baratos. O SUV Cadillac Lyriq tem preço inicial de US$ 58.795 na versão padrão, enquanto o modelo mais acessível do Hummer, o EV2, sai por US$ 79.995. Com o Lyriq saindo no ano que vem e o EV2 previsto para chegar ao mercado em 2024, é muito difícil conjecturar um cenário de médio prazo com a General Motors na ponta do páreo.
Sabe-se que a Chevrolet também está bancando um crossover elétrico de US$ 30 mil, como Barra mencionou, mas o plano inicial é de que este modelo chegue às concessionárias apenas em 2025.
Imagem: Steve Fetch/General Motors
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Fonte: Olhar Digital