Biden não descarta 'boicote diplomático' dos EUA aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Por Rogerio Magno em 18/11/2021 às 17:33:57
Governo americano estuda não levar representantes diplomáticos à cerimônia de abertura, o que é uma praxe do país, mas atletas vão competir normalmente. Recentemente, Biden e Xi tiveram uma conversa mais amistosa, mas EUA pressionam a China quanto a denúncias de genocídio contra os uigures em Xinjiang. Bandeira da China tremula perto da Torre Olímpica em Pequim, em foto de 11 de novembro de 2021

Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Os Estados Unidos estudam um "boicote diplomático" aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em fevereiro de 2022, disse o presidente Joe Biden nesta quinta-feira (18).

Biden não deu mais detalhes sobre esse boicote, mas sabe-se que está fora de cogitação uma retirada completa da delegação americana dos Jogos Olímpicos, como ocorreu em 1980 nas Olimpíadas de Moscou (URSS) — em plena Guerra Fria.

Neste caso, o mais provável seria os EUA não enviarem representantes diplomáticos à cerimônia de abertura na China, rompendo uma tradição. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a primeira-dama Jill Biden compareceu ao evento que abriu as competições.

Biden e Xi Jinping em reunião virtual

Reprodução

A razão para o boicote seria o tratamento dado pelo governo chinês de Xi Jinping à minoria muçulmana uigur na província de Xinjiang, no leste do país. O Ocidente pressiona a China para interromper os massacres e as prisões, enquanto Pequim nega excessos.

A relação entre a China e os EUA também passa por crises em outras áreas, como a escalada militar em Taiwan e a pressão por Hong Kong, território autônomo cada vez mais submetido a Pequim.

Telefonema amistoso entre Biden e Xi

Biden e Xi Jinping conversaram por 3 horas e meia em reunião virtual

No começo desta semana, Biden e Xi conversaram e até trocaram elogios: o americano disse que "é importante os dois países se comunicarem de forma transparente e honesta, e que devem respeitar as regras internacionais".

O presidente chinês, por sua vez, se referiu a Biden como "velho amigo". Ele afirmou que ambos devem “respeitar uns aos outros, coexistir em paz e buscar uma cooperação em que ambos ganhem”, segundo a imprensa chinesa. Disse ainda que "espera trabalhar com o presidente americano para promover um desenvolvimento positivo".

A Casa Branca disse que as Olimpíadas de Pequim não entraram na conversa entre Biden e Xi.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab