Temperaturas negativas atrapalham busca por sobreviventes de tornados nos EUA

Por Rogerio Magno em 14/12/2021 às 08:05:18
Segundo o último balanço de vítimas, ao menos 88 pessoas morreram em toda a região atingida. Apenas no estado do Kentucky, foram 74 mortos, mas 110 moradores continuam desaparecidos. Tornado atinge 5 estados americanos e autoridades falam em dezenas de mortes

Três dias após a passagem dos devastadores tornados por seis estados americanos, os serviços de resgate correm contra o relógio na busca por sobreviventes. Sob temperaturas negativas, uma grande força-tarefa com a ajuda de voluntários tenta limpar e reconstruir as áreas atingidas. O presidente americano, Joe Biden, deve visitar a região na quarta-feira (15).

Segundo o último balanço de vítimas, ao menos 88 pessoas morreram em toda a região atingida. Apenas no estado do Kentucky, foram 74 mortos, mas 110 moradores continuam desaparecidos.

Leia também

Sobreviventes de tornado no Kentucky vasculham destroços em cenário de destruição

Governo do Kentucky identifica crianças e idosos entre mortos por tornados

Imagens de satélite mostram antes e depois da passagem de tornados nos EUA; FOTOS

Imagens de satélite mostram antes e depois da passagem de tornados nos EUA

À medida que o tempo vai passando, fica cada vez mais difícil encontrar sobreviventes. A poucos dias do início do inverno, faz muito frio na região, que enfrenta também temperaturas negativas.

As cidades mais atingidas não têm nem energia, nem água e as equipes de resgate são insuficientes para tanto trabalho e devastação. Segundo as autoridades locais, a reconstrução pode levar anos. Ao menos mil residências foram danificadas ou completamente destruídas só no estado do Kentucky.

O governador do Kentucky, Andy Besher, disse que pode demorar uma semana ou até mais para que o número exato de mortos seja confirmado. Várias vítimas ainda não puderam ser identificadas. Muito emocionado, ele declarou que as idades das vítimas variam até o momento de cinco meses a 86 anos.

Tornado deixa mortos e causa estragos no Kentucky, nos EUA

Besher também pediu que a população se prepare para o aumento do balanço de mortos. Segundo ele, a quantidade de pessoas desaparecidas deve ser muito maior do que apontam os registros oficiais até agora.

A primeira-dama do estado, Britainy Beshear, também se emocionou muito na coletiva de imprensa a segunda-feira (13) ao falar sobre arrecadação de brinquedos para as famílias que perderam tudo. Com a voz embargada, ela não conseguiu nem mesmo terminar a frase.

Nas cidades mais atingidas do Kentucky, Mayfield and Dawson Springs, as autoridades tentam também construir grandes estruturas e casas temporárias às pressas para abrigar quem perdeu tudo. Voluntários de todo o país são convocados para ir à região ajudar na limpeza e reconstrução da área.

Mais de 30 tornados passaram por seis estados do centro dos Estados Unidos. Além do Kentucky, Mississipi, Arkansas, Tennesse, Missouri e Illinois foram atingidos.

Imagens de satélite mostram a fábrica de velas da Mayfield Consumer Products e edifícios próximos, no Kentucky, em 28 de janeiro de 2017, no topo, e abaixo no sábado, 11 de dezembro de 2021, após um tornado causado forte danos na área

Satellite image ©2021 Maxar Technologies via AP

Autoridades federais e estaduais estão investigando o desabamento do depósito da Amazon em Edwardsville, em Illinois, onde seis pessoas morreram. Funcionários da empresa defenderam os procedimentos de segurança.

Tornados são incomuns durante o inverno

Apesar de devastadores tornados serem raros em dezembro, esses fenômenos foram registrados outras quatro vezes nos últimos 21 anos: em 2000, 2015, 2018 e 2019. No entanto, eles são muito mais comuns em abril e maio, período da primavera do Hemisfério Norte.

Na última sexta-feira (10), quando o centro dos Estados Unidos foram atingidos por cerca de 30 tornados, fazia calor, a umidade estava alta e houve a chegada de uma frente fria, os mesmos fatores que causam as grandes tempestades na primavera.

Hoje, os cientistas sabem que há uma relação entre aquecimento do planeta e a frequência de furacões, ondas de calor e secas, por exemplo. No entanto, de acordo com vários pesquisadores americanos, é dificil afirmar qual o papel das mudanças climáticas na formação de tornados, principalmente porque há poucos dados sobre o assunto. Além disso, nem todos os tornados são registrados, e é dificil fazer um levantamento total porque muitos acontecem em áreas isoladas, rurais, e ninguém os reporta quando não causam danos.

Por isso, o presidente americano, Joe Biden, pretende formar uma equipe para estudar os tornados e construir um histórico mais preciso. No momento, a única solução é construir estruturas que resistam a esses fenômenos, o que já é feito no estado da Flórida, para resistir aos furacões.

Visita de Biden ao Kentucky

A Casa Branca anunciou que o presidente americano visitará as áreas mais devastadas na quarta-feira, incluindo Mayfield e Dawson Springs, cidades que foram completamente destruídas pelos tornados. Biden declarou que o governo federal vai dar todo o apoio necessário o tempo que for preciso para ajudar a região.

O líder democrata se disse particularmente preocupado com a saúde mental dos sobreviventes e as incertezas que enfrentam sobre o futuro.

Cerca de 400 agentes da guarda nacional foram enviados à região para tentar agilizar o processo de limpeza, reconstrução, ajudar na busca pelas vítimas e a encontrar abrigo pra quem perdeu tudo.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab