Trump ironiza indicação de Harris como candidata a vice de Biden: 'Seria minha escolha'

Por Rogerio Magno em 11/08/2020 às 20:42:29
Presidente dos EUA e candidato a reeleição diz que Kamala Harris teve desempenho ruim nas pesquisas das primárias do Partido Democrata, e, por isso, desistiu de concorrer como cabeça de chapa. Para Trump, senadora é 'falsa'. O presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa, na Casa Branca, na terça-feira (11)

Brendan Smialowski/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (11) que a senadora Kamala Harris "seria sua escolha" para concorrer a vice-presidente na chapa democrata encabeçada por Joe Biden.

Em entrevista coletiva, o republicano mencionou o mau desempenho de Harris nas pesquisas do partido de oposição que teria levado à desistência da senadora em se candidatar como cabeça de chapa ainda em dezembro, antes mesmo do início das primárias democratas.

"Era esperado que ela fosse bem, como vocês sabem, mas ela acabou com cerca de 2% e gastou muito dinheiro", afirmou Trump.

"Eu fiquei surpreso porque ela foi tão mal! Tanta gente foi melhor do que ela nas primárias", ironizou Trump.

Críticas à senadora

Kamala Harris em foto de arquivo, em 2019.

AP Photo/Sait Serkan Gurbuz

Trump criticou o desempenho de Harris na sabatina no Senado de Brett Kavanaugh, juiz da Suprema Corte indicado pelo republicano. As críticas e questionamentos da senadora pela Califórnia, que é jurista, incomodaram o presidente.

"Ela foi extraordinariamente nojenta com ela. Nojenta num nível que é horrível o jeito que ela o tratou. Eu não vou me esquecer disso tão rápido", disse Trump.

"Ela quer aumentar impostos, cortar gastos com as Forças Armadas a níveis que ninguém pode acreditar", acusou Trump, que disse que a adversária também é contra os processos de fraqueamento que levam à fabricação de produtos de petróleo.

"Ela é favor de socializar medicamentos, vamos perder nossos médicos e nossas fábricas", acrescentou o presidente e candidato.

Mais cedo, logo após o anúncio de Harris como candidata, Trump publicou um vídeo em que a senadora é chamada de "falsa" por ter se desentendido com Biden sobre questões raciais ainda em 2019, quando ela ainda concorria como pré-candidata a presidente.

Kamala Harris se destacou por participar dos protestos antirracistas nos EUA

Kamala Harris

O candidato do Partido Democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, escolheu como companheira de chapa a senadora Kamala Harris, de 55 anos, nesta terça-feira. Caso vençam Donald Trump nas eleições de novembro, ela será a primeira mulher eleita a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos.

"Eu tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris — uma lutadora destemida pelos pequenos e uma das melhores servidores públicas do país — como minha parceira de chapa", escreveu Biden.

Kamala também usou o Twitter para agradecer Biden pela indicação e disse que o parceiro de chapa "pode unificar o povo americano". "E, como presidente, ele vai construir um país que vai ser bom para nossos ideais", completou.

"Estou honrada em acompanhá-lo como nosso indicado do partido como vice-presidente, e fazer o que for possível para torná-lo nosso comandante chefe", tuitou.

Formada em direito e ex-procuradora do Distrito de San Francisco e do estado da Califórnia, a agora candidata a vice ganhou projeção nacional ao questionar duramente, em sabatinas no Senado, indicados por Trump para cargos de juiz da Suprema Corte e de Secretário de Justiça.

Carolina Cimenti: "Senadora Kamala Harris é considerada o novo Barack Obama"

Quando concorreu a ser cabeça de chapa do Partido Democrata, Harris demonstrou apoio a pautas contra o racismo. Embora Biden tenha obtido resultado expressivo entre a população negra dos EUA nas primárias, o agora companheiro de candidatura recebeu críticas ferrenhas da senadora em debates. Os dois vinham divergindo sobre os cortes no financiamento das polícias — Biden é mais cauteloso e prefere não cortar as verbas.

Apesar de figurar como uma das favoritas a vencer as primárias democratas no início da corrida, Harris não obteve apoio suficiente e desistiu em dezembro, antes mesmo das votações começarem.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab