Primeiros aviões com ajuda de emergência e equipamentos de comunicação chegam a Tonga

Por Rogerio Magno em 20/01/2022 às 09:20:05
O arquipélago do Pacífico está isolado desde a erupção em 15 de janeiro do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, um dos mais potentes em atividade. Imagens recentes mostram devastação em Tonga

Os primeiros aviões transportando ajuda de emergência e equipamentos de comunicação aterrissaram nesta quinta-feira (20) nas ilhas Tonga, isoladas do mundo cinco dias após uma erupção devastadora e um tsunami.

O arquipélago do Pacífico está isolado desde a erupção em 15 de janeiro do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, um dos mais potentes em atividade. A irrupção causou muitos danos, como a ruptura do cabo de comunicação que liga o país às redes globais de internet e telefonia.

Aviões militares australianos e neozelandeses pousaram no principal aeroporto do arquipélago, na ilha de Tongatapu, na quinta-feira, informaram as autoridades. No dia anterior, após dias de trabalho, a pista havia finalmente sido limpa da camada de cinco a dez centímetros de cinzas vulcânicas.

LEIA TAMBÉM:

Tonga: como é um vulcão submarino e por que foi tão violenta a erupção que gerou tsunami no Pacífico

Imagens de satélite mostram destruição causada por vulcão em Tonga; veja antes e depois

O ministro australiano para o Desenvolvimento Internacional e o Pacífico, Zed Seselja, saudou a chegada de um porta-aviões C-17 com “suprimentos humanitários urgentes” a bordo. "Um segundo C-17 está a caminho", acrescentou.

A Nova Zelândia também confirmou a chegada de sua aeronave de transporte militar.

"O avião está transportando água, kits para abrigos temporários, geradores, produtos de higiene e equipamentos de comunicação", disse a ministra das Relações Exteriores da Nova Zelândia, Nanaia Mahuta.

As primeiras imagens de Nuku'alofa, capital de Tonga, mostram prédios cobertos de cinzas, paredes desmoronadas e ruas repletas de pedras, troncos de árvores e outros detritos.

Cerca de 84.000 pessoas, mais de 80% da população de Tonga, foram afetadas pela erupção do vulcão e pelo tsunami, disse a ONU.

Combinação de imagens de satélite mostra casas e edifícios em Tonga, em 29 de dezembro de 2021 (acima) e em 18 de janeiro de 2022 (abaixo), antes e depois da erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai

Maxar Technologies via AP

Em particular, o arquipélago enfrenta necessidade urgente de água potável. "O abastecimento de água em Tonga foi muito afetado pelas cinzas e pela água salgada do tsunami", disse Katie Greenwood, da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Segundo ela, há "um risco crescente de doenças como cólera e diarreia".

Dois navios neozelandeses, o Wellington e o Aotearoa, com água potável e uma unidade de dessalinização com capacidade para fornecer 70 mil litros por dia, devem chegar a Tonga na sexta-feira. A Austrália planeja embarcar o navio militar Adelaide com equipamento de purificação de água e dois helicópteros de manobra pesada Chinook a bordo.

E MAIS...

Pita Taufatofua: 'besuntado de Tonga' já arrecadou R$ 1,8 milhão em doações para o país

Imagens de satélite mostram destruição causada por vulcão em Tonga; veja antes e depois

Agricultura em ruínas

As reservas de alimentos de Tonga podem não ser suficientes. "Toda a agricultura está devastada", disse o presidente da Assembleia Nacional do país, Fatafehi ??Fakafanua.

Combinação de imagens de satélite mostra Niutoua, em Tongatapu, principal ilha de Tonga, em 9 de janeiro de 2021 (acima) e em 17 de janeiro de 2022 (abaixo), após a erupção do vulcão submarino Hunga Tonga Hunga Ha'apai

Planet Labs PBC via AP

Como os aviões podem pousar novamente, muitas nações se ofereceram para ajudar. O Japão anunciou o envio de duas aeronaves C-130. Outros países, incluindo China e França, também ofereceram ajuda.

As medidas rigorosas destinadas a impedir a entrada no país da Covid-19, até então praticamente ausente, continuarão em vigor. A ajuda será entregue sem qualquer contato físico, e as tripulações e passageiros passarão pouco tempo em terra.

O governo de Tonga chamou a erupção de um desastre "sem precedentes", dizendo que ondas de até 15 metros de altura destruíram todas as casas em algumas ilhas. Três pessoas foram mortas.

Imagens de satélite mostram erupção de vulcão submarino que provocou Tsunami em Tonga

A erupção vulcânica foi ouvida até no Alasca, a mais de 9.000 km de distância. Um cogumelo de fumaça de 30 km de altura dispersou cinzas, gás e chuva ácida nas 170 ilhas de Tonga.

Essa erupção causou uma enorme onda de pressão que atravessou o planeta, movendo-se a uma velocidade de 1.231 km/h, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Água e Atmosférica da Nova Zelândia.

A conexão de internet de Tonga levará pelo menos quatro semanas para que seja restaurada pela empresa de cabo norte-americana SubCom.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab