Anvisa suspende coquetel contra a Covid-19; entenda por que medicamento não teve distribuição no Brasil

Por Rogerio Magno em 05/02/2022 às 01:16:19

Tanto o coquetel da Eli Lilly quanto o que foi desenvolvido por Regeneron e Roche já foram suspensos anteriormente pelo FDA, que é o órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos. A revogação do órgão americano se deu justamente porque o medicamento não é efetivo contra a Variante ômicron.

Leia mais:

Após a decisão do FDA, a Anvisa solicitou explicações aos laboratórios Eli Lilly e Roche sobre a efetividade dos coquetéis contra a variante ômicron. Enquanto a Eli Lilly pediu pela revogação, a Roche manteve o pedido de liberação emergencial.

Medicamento não foi usado no Brasil

No Brasil, a principal razão para que o medicamento não fosse usado em larga escala foi a falta de aprovação na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec). Sem o aval do órgão, os medicamentos não podem ser incluídos no protocolo de atendimento do SUS.

Neste caso, as empresas ainda tinham a opção de introduzir os medicamentos na rede privada, o que é possível mesmo sem o aval da Conitec. Contudo, as empresas optaram por não ingressar no serviço privado, que não seria tão interessante para as companhias.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab