Imagens feitas por drone mostram cenário de destruição em Madagascar após passagem de ciclone; veja vídeo

Por Rogerio Magno em 09/02/2022 às 13:33:18
Segundo autoridades, desastre causou a morte de pelo menos 80 pessoas. Ciclone Batsirai passou pela ilha na noite deste sábado (5). Imagens feitas por drone mostram cenário de destruição em Madagascar após ciclone

Segundo balanço divulgado por autoridades, pelo menos 80 pessoas morreram em Madagascar, após a passagem do ciclone Batsirai que tocou o solo da ilha na noite do último sábado (5). Além deles, mais de 40 mil pessoas ficaram deslocadas após o desastre.

O Escritório Nacional de Gestão de Riscos e Desastres, que compila os dados enviados das regiões afetadas, em especial na costa leste desta ilha do Oceano Índico, anunciou que o total passou de 30 para 80. Destes, 60 óbitos foram no distrito de Ikongo, exatamente nesta área.

Uma imagem de satélite mostra o ciclone Batsirai se aproximando do Madagascar

@DEFIS_EU/Divulgação via REUTERS

Segundo o instituto de meteorologia, o ciclone tropical tocou o solo em Madagascar com ventos de 165 km/h e rajadas de até 235 km/h.

Um membro do parlamento que representa o distrito havia dito anteriormente que o número de mortos era alto e que a maioria das vítimas se afogou ou foi esmagada quando suas casas desabaram.

O ciclone causou inundações generalizadas e tornou 12 estradas e 14 pontes intransitáveis, isolando algumas das áreas mais afetadas e impedindo os esforços para levar ajuda às comunidades locais.

Rastros de destruição

A ilha, que fica ao sudeste do continente europeu, foi varrida pelo ciclone. Imagens de drone mostram a atual situação de boa parte dos locais por onde os fortes ventos passaram.

Veja as imagens no VÍDEO acima

Histórico da região

Os 30 milhões de habitantes da ilha de Madagascar já enfrentaram diversas passagens de ciclone, porém, o Batsirai foi a segunda movimentação de ventos em um período de duas semanas.

Na primeira ocasião, a tempestade Ana matou 55 pessoas e deixou mais de 130 mil desalojados no norte da ilha.

Confira VÍDEO sobre a tempestade Ana abaixo:

Tempestade Ana deixa rastro de destruição no sul da África

A população local agora passa por mais uma grande dificuldade. A ilha foi vítima de uma seca severa e prolongada, dizem especialistas.

O Programa Mundial de Alimentos disse que Batsirai piorou a situação ao destruir plantações de arroz, frutas e vegetais que estavam a apenas duas semanas da colheita.

Imagens aéreas mostram rastro de destruição causado por ciclone em Madagascar

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab