Como é o avião da FAB que decola nesta segunda para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia

Por Rogerio Magno em 07/03/2022 às 13:45:18
KC-390 parte do Brasil com 11 toneladas de ajuda humanitária que serão doadas aos ucranianos. Volta está prevista para quinta, mas governo ainda não sabe quantos brasileiros estarão no voo. Exclusivo: GloboNews mostra interior de avião da FAB que vai resgatar brasileiros

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que irá resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia decola na tarde desta segunda-feira (7) de Brasília com destino a Varsóvia, na Polônia.

A decolagem está prevista para as 15h. A aeronave, um KC-390, fará três escalas antes de chegar ao destino final: Recife, Cabo Verde (costa africana) e Lisboa (Portugal).

A volta está prevista para a quinta (10). O governo ainda não tem a lista fechada de brasileiros que voltarão no voo, mas o avião foi configurado para receber até 72 passageiros.

Doações

A TV Globo teve acesso ao interior do avião. Serão transportados, na ida, mais de 11 toneladas e meia de ajuda humanitária que será doada à Ucrânia.

KC-390 Millennium, aeronave que será usada no resgate de brasileiros que estavam na Ucrânia

FAB/Twitter

O país sofre com as consequências da invasão militar da Rússia.

Serão levadas dez toneladas de alimentos desidratados e instantâneos, como risotos e sopas, além de suprimentos médicos e purificadores de água. Os produtos foram doados pelo governo brasileiro, empresas privadas e voluntários.

Resgate

O governo informou que a lista completa dos brasileiros que serão repatriados ainda não está fechada pelos diplomatas brasileiros que estão em Varsóvia, onde o avião deve chegar na quarta (9) pela manhã.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, está em Portugal e vai para a Polônia acompanhar o trabalho de retirada dos brasileiros da região da guerra.

"Nós temos ainda identificados 34 brasileiros em território ucraniano. Desses, 14 já manifestaram que não desejam sair do território. Nós continuamos oferecendo apoio e estamos em contato permanente com eles, porém 14 manifestaram que não desejam sair do território ucraniano", disse o coordenador da força-tarefa de resgate e repatriação de brasileiros na Ucrânia, Unaldo Eugênio de Sousa.

VÍDEOS: guerra na Ucrânia

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab