Guerra na Ucrânia: veja os principais acontecimentos do 16º dia de conflito

Por Rogerio Magno em 11/03/2022 às 00:27:57
Rússia acusa EUA de financiar criação de armas biológicas na Ucrânia. Americanos e ucranianos negam. Retirada de civis segue acontecendo. A guerra na Ucrânia chega nesta sexta-feira (11) ao seu 16º dia, marcado por acusações trocadas entre Rússia e Estados Unidos sobre criação de armas químicas. Russos pediram uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir a situação. Representantes do Kremlin disseram que os corredores humanitários continuarão acontecendo mesmo sem aprovação de Kiev.

Veja os principais fatos recentes da guerra:

A Rússia solicitou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para esta sexta-feira. O país acusa a Ucrânia de sediar atividades biológicas-militares dos EUA em seu território. A agência Reuters reportou, citando diplomatas americanos, que não há evidências deste tipo, que as alegações russas são "risíveis" e que seria a Rússia que estaria se preparando para usar armas químicas.

No quarto dia de cessar-fogo para retirada de civis, os corredores humanitários continuam funcionado parcialmente. A Rússia afirmou que irá criar as rotas de saída mesmo que não haja aprovação por parte de Kiev.

Em discurso, Zelensky disse que os russos impediram a saída de pessoas da cidade de Mariupol, mesmo com a criação dos corredores humanitários. O líder ucraniano acusou a Rússia de posicionar tanques nas saídas da cidade.

A Ucrânia disse ao órgão de vigilância nuclear da ONU que perdeu o contato com as instalações de resíduos radioativos em Chernobyl.

Em Zhytomyr, uma cidade de 260.000 habitantes a oeste de Kiev, bombas caíram em dois hospitais, um deles um hospital infantil, disse o prefeito Serhii Sukhomlyn no Facebook. Ninguém ficou ferido.

Acompanhe a cobertura em tempo real

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab