Após semanas de trabalho sem pausas em Chernobyl, equipe de segurança é trocada, diz agência nuclear da ONU

Por Rogerio Magno em 21/03/2022 às 20:04:55
Por 3 semanas a equipe de plantão, que atuava quando a usina foi tomada pelas forças russas, trabalhou sem pausas, exausta e sob extrema pressão, o que representava um risco para a segurança. Vista da exitinta usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia

Gleb Garanich/Reuters

Os últimos membros do único turno da equipe técnica que estava trabalhando nas instalações de resíduos radioativos da usina nuclear de Chernobyl desde que as forças russas tomaram o local no mês passado foram dispensados, disse o órgão de vigilância nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (21).

Por mais de três semanas as instalações perto da extinta usina de energia - que foi palco do pior desastre nuclear do mundo em 1986 - foram operadas por um único turno de funcionários que estava em serviço quando as forças russas assumiram o controle do local em território ucraniano, em 24 de fevereiro. Todos estavam impedidos de sair até domingo.

Chernobyl

AP Photo/Efrem Lukatsky, File

Por semanas a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) alertou que a situação, em que a equipe de plantão estava exausta e trabalhando sob extrema pressão, representava um risco crescente para a segurança do local e pediu que eles fossem retirados.

"A autoridade reguladora da Ucrânia disse que cerca de metade da equipe técnica do turno de saída deixou o local do acidente de 1986 ontem e o restante saiu hoje, com exceção de 13 funcionários que se recusaram a fazer rodízio", disse a AIEA em comunicado.

A equipe técnica que se retirou foi substituída por colegas ucranianos que, assim como eles, estão baseados na cidade de Slavutych, disse a AIEA, citando o órgão regulador de energia nuclear da Ucrânia.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab