Ucrânia encontra contêiner equipado com o sistema mais avançado de guerra eletrônica da Rússia

Por Rogerio Magno em 24/03/2022 às 08:10:37

As autoridades russas já haviam afirmado que o Krasukha-4 pode detectar e bloquear vários tipos de radares, como radares de vigilância, sensores de imagens de radar no ar, buscadores de radar ativos e também altímetros encontrados em mísseis. Com alcance máximo contra alvos terrestres e aéreos entre 150 e 300 quilômetros, em qualquer direção, segundo o fabricante, Concern Radio-Electronic Technologies, mais conhecido pela sigla russa KRET.

Além disso, é um sistema móvel e multifuncional que pode ser movimentado com rapidez, dependendo da mudança da situação no terreno, para fornecer suporte EW em outras partes do país. A possível estratégia seria de instalar esses sistemas em certas áreas da Ucrânia e da vizinha Bielorrússia, para tentar atrapalhar vários tipos de aeronaves que operam a partir da segurança da OTAN ou do espaço aéreo internacional.

O uso desta estrutura também faz sentido para dificultar que as forças ucranianas e seus parceiros internacionais encontrem e ataquem unidades russas. Veja nos tuítes abaixo um imagens de um sistema Krasukha-4 visto no leste da Bielorrússia como parte da invasão da Ucrânia:

Tirando as implicações imediatas da perda de parte de um sistema Krasukha-4 nesta guerra eletrônica para a Rússia, se as forças ucranianas conseguirem recuperar com segurança o módulo de posto de comando, tem como fornecer uma fonte de inteligência para as autoridades do país e seus parceiros estrangeiros.

Além de que as agências de inteligência nos Estados Unidos e em outros países do Ocidente, gostariam de ter acesso ao contêiner, ainda mais que os oficiais militares norte-americanos falam com frequência dos sistemas EW avançados.

Portanto, saber mais sobre as capacidades do sistema Krasukha-4 em um momento de conflito armado pode ajudar no desenvolvimento de contramedidas, ou seja, o software pode ser tão valioso quanto o hardware e pode conseguir achar brechas na guerra eletrônica.

Leia também:

Fonte: The Drive

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab