Histórico! Solar Orbiter chega mais perto do que nunca do Sol

Por Rogerio Magno em 28/03/2022 às 11:25:49

Desde que foi lançada pelo estágio superior Centaur do foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), em 9 de fevereiro de 20202, a Solar Orbiter tem viajado pelo espaço interplanetário em uma órbita heliocêntrica.

De acordo com o NasaSpaceFlight, a espaçonave precisa realizar várias assistências gravitacionais com a Terra e Vênus para atingir um periélio alvo de 0,28 UA. Além disso, essas manobras de assistência à gravidade ajudam a aumentar a inclinação de sua órbita, permitindo que a sonda forneça as primeiras vistas das regiões polares desconhecidas do Sol. Durante sua missão primária, a inclinação orbital do Solar Orbiter aumentará de 0° para 24°.

Leia mais:

Dados e imagens do Sol obtidos pela Solar Orbiter devem ser divulgados em breve

Em 15 de junho de 2020, a Solar Orbiter fez sua primeira aproximação do Sol, quando seu periélio foi de 77 milhões de km. Durante esse primeiro periélio, as equipes da sonda testaram cada um dos seus dez instrumentos, criando imagens e coletando uma infinidade de dados sobre os processos únicos do Sol.

Durante o sobrevoo de sábado, a sonda chegou mais perto ainda, a 48 milhões de km da superfície solar – menos de um terço da distância entre o Sol e a Terra. A espaçonave, que cruzou a órbita de Mercúrio em 14 de março, passará por ela novamente no próximo dia 6, à medida que se afasta do Sol novamente.

Imagem de maior resolução já obtida da coroa e do disco solar. Crédito: Equipe da ESA & NASA/Solar Orbiter/EUI; Processamento de dados: E. Kraaikamp (ROB)

Enquanto a sonda Solar Orbiter fazia sua jornada em direção ao periélio, ela passou por um local crucial no espaço interplanetário: a linha Terra-Sol, que marca o ponto médio entre o o nosso planeta e sua estrela hospedeira. À medida que a Solar Orbiter cruzava essa linha, seus instrumentos foram usados ??para captar imagens de altíssima definição da superfície solar, em uma resolução sem precedentes, conforme noticiado pelo Olhar Digital.

Agora, os cientistas da missão passarão semanas vasculhando e analisando os dados e imagens coletados no último sábado, que são as mais próximas da superfície solar já obtidas e devem ser divulgadas em breve.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab