NOAA cria nova ferramenta de rastreamento de espécies marinhas

Por Rogerio Magno em 19/04/2022 às 20:08:02

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) está lançando uma nova ferramenta para rastrear com mais eficácia e precisão a localização e o movimento de espécies marinhas.

Novo portal interativo da NOAA Fisheries, o segmento de monitoramento de pesca da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. Imagem: Captura de tela – NOAA

Como as faixas de muitas espécies marinhas estão constantemente e muito rapidamente mudando, expandindo e contraindo, em resposta às mudanças nas condições oceânicas, o Portal de Mapeamento e Análise de Distribuição vai aprimorar o compartilhamento e a colaboração de dados, facilitar a tomada de decisões sobre o manejo da pesca e da ciência e aumentar o conhecimento geral da distribuição de espécies para avaliações de estoque.

A plataforma interativa exibe dados de pesquisas de arrasto de fundo da NOAA Pesca para cinco regiões dos EUA (Nordeste, Sudeste, Golfo do México, Costa Oeste e Alasca) e inclui um visualizador de mapas e capacidades de gráficos para mais de 800 espécies de peixes marinhos e invertebrados capturados durante as pesquisas. 

Novo portal da NOAA Pesca permite que os usuários selecionem uma espécie de interesse e examinem visualmente as mudanças na distribuição ao longo do tempo. Imagem: stockphoto-graf – Shutterstock

Entender como as espécies são distribuídas no espaço e no tempo, e os fatores que impulsionam padrões, são questões centrais na ecologia e importantes para a conservação e manejo das espécies. “Nosso clima e oceanos estão mudando, e essas mudanças estão afetando a distribuição e a abundância de recursos marinhos vivos em nossas águas”, disse Rick Spinrad, administrador da NOAA. 

Segundo Spinrad, mudanças nos estoques de peixes podem ter impactos econômicos e culturais significativos para comunidades e empresas de todo o país. “As capacidades de visualização desta nova ferramenta aumentam nossa capacidade de transformar os dados que a NOAA coleta em recursos robustos de tomada de decisão para toda a comunidade de gestão da pesca”.

Leia mais:

Plataforma da NOAA Pesca tem múltiplas funcionalidades

O portal permite que os usuários selecionem uma espécie de interesse e examinem visualmente as mudanças na distribuição ao longo do tempo, olhando tanto mapas de localização quanto gráficos de indicadores-chave de uma distribuição de espécies (como mudança nos limites de latitude, profundidade e alcance). Além disso, os usuários também podem optar por ver as mudanças nas distribuições em nível regional como um indicador de mudanças mais amplas no nível da comunidade.

As mudanças climáticas e oceânicas afetam todos os aspectos da missão da NOAA, desde o gerenciamento da pesca e da aquicultura, até a conservação de recursos protegidos e habitats vitais. “Esta é uma das ações mais importantes que a NOAA tomou até agora para avançar em direção à gestão da pesca pronta para o clima”, disse Janet Coit, administradora assistente da NOAA Pesca, secretária assistente interina de comércio para oceanos e atmosfera e vice-administradora da NOAA. “As mudanças na distribuição de espécies já estão tendo impactos significativos nas principais decisões de manejo, como alocações e fechamentos espaciais. Espera-se que esses impactos aumentem com mudanças contínuas nos sistemas climático e oceânico do planeta”.

Segundo a NOAA, a nova ferramenta foi desenvolvida em colaboração com o Laboratório de Ecologia e Evolução da Mudança Global da Universidade Rutgers, para aumentar a capacidade da entidade e seus parceiros de gestão de identificar, planejar e responder às mudanças climáticas agora e no futuro. 

Além disso, o aumento do acesso às informações de distribuição de espécies e os resultados dos modelos nos EUA ajudarão a promover uma “comunidade de práticas” entre os cientistas que podem ajudar a avançar o campo, além de fornecer uma ferramenta útil para a divulgação e educação sobre a mudança das distribuições de peixes e invertebrados, podendo servir de exemplo para outras nações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab