Julian Assange, fundador do WikiLeaks, fica mais perto da extradição para os Estados Unidos

Por Rogerio Magno em 20/04/2022 às 12:38:56
Se for julgado nos EUA, ele pode enfrentar uma pena de 175 anos de prisão. Assange é acusado de divulgar registros militares e documentos diplomáticos confidenciais há mais de uma década. Justiça britânica emite ordem de extradição para Assange

Um juiz britânico enviou nesta quarta-feira (20) o pedido de extradição de Julian Assange para a ministra do interior Priti Patel. Essa é a última etapa para que o fundador do Wikileaks seja entregue para a Justiça dos Estados Unidos.

O australiano de 50 anos, que nega qualquer irregularidade, está preso na penitenciária de segurança máxima Belmarsh, na Inglaterra, desde 2019. Antes disso esteve na embaixada do Equador em Londres por sete anos.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, em foto de 2021 em Londres

Reuters/Simon Dawson

Em março, foi negada a possibilidade da defesa de Assange de recorrer ao pedido de extradição. A ordem agora só falta ser assinada por Patel para que ele possa ser enviado aos EUA.

Os Estados Unidos buscam sua extradição para que ele seja julgado por 18 acusações relacionadas à divulgação de vastos registros militares e documentos diplomáticos confidenciais há mais de uma década. Nos EUA, ele pode enfrentar uma pena de 175 anos de prisão.

Julian Assange, Fundador do WikiLeaks, se casa na prisão

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, se casou com sua parceira de longa data Stella Moris dentro de uma prisão de alta segurança no sudeste de Londres em março. A pequena cerimônia contou com a presença de quatro convidados: duas testemunhas oficiais e dois guardas.

Veja outras notícias internacionais:

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab