7 estupros por hora acontecem no Brasil; crianças atĂ© 14 anos são maioria

Por Rogerio Magno em 29/06/2022 às 06:47:56
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O paĂ­s contabilizou, no total, 66.020 estupros em 2021, com uma alta de 4,9% em relação ao ano anterior (62.917 registros). Em relação geral, meninas de até 14 anos são a maioria das vĂ­timas (45.994 casos). Segundo especialistas, esse crime é muito subnotificado, por conta do constrangimento das vĂ­timas em expor o estuprador, na maioria das vezes, isso acontece por medo da falta de acolhimento das autoridades ou por sem alguém próximo.

"É uma realidade com a qual a gente jĂĄ vem se assustando hĂĄ alguns anos e mais uma vez não foi diferente", disse a coordenadora institucional do Fórum Brasileiro de Segurança PĂșblica, Juliana Martins. A coordenador disse que, por vias históricas, o estupro de vulnerĂĄveis é imersivo no Brasil e que, muitas vezes acontece dentro de casa, e isso atrapalha a busca por provas.

De acordo com Juliana, pesquisas da ĂĄrea afirmam que a violĂȘncia sexual é o tipo de violĂȘncia mais subnotificada do planeta. Em anĂĄlises, disse, que ocorre até 10 vezes mais casos do que os registros. "Conforme temos repercussão de alguns casos, mais informação à população, a gente espera que os nĂșmeros de registros aumentem", disse Juliana Martins, comentando que esse problema acontece em paĂ­ses que mais tratam sobre campanhas para incentivar denĂșncias.

JĂĄ no Brasil, no entanto, a coordenadora falou que a alto nĂșmero de estupros observado pelo Fórum não pode estar relacionado com a intensificação no fluxo de registros, pois as polĂ­ticas de conscientização são pouco formuladas. "É preciso ter polĂ­ticas pĂșblicas que também possam dar uma resposta preventiva (aos estupros)", afirmou Juliana, pedindo melhores ações do poder pĂșblico

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab