Disputa pela Câmara em Natal já começou, angicano Gustavo Braga é apontado como possível candidato a vereador na capital

Por Rogerio Magno em 18/01/2023 às 19:46:30
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Para muita gente já estamos em 2024. Gente que sabe como funciona a política. Passado o 2º turno da eleição presidencial, aqueles que têm projetos sérios já começaram a se planejar para as eleições municipais.

Enquanto todas atenções da imprensa se concentram nos possíveis candidatos ao Palácio Felipe Camarão, é na disputa pelas 29 cadeiras de vereador em Natal que os bastidores estão fervendo. Além de planos de migração partidária com vistas à reeleição, diversos novos nomes ganham força para o dia 6 de outubro (de 2024).

No Partido dos Trabalhadores, a eleição da vereadora Divaneide Basílio como deputada estadual abriu caminho para novos postulantes. Ainda não se sabe quem será o candidato do grupo de Divaneide para vereador. Mas em outras correntes petistas já surgem nomes fortes.

No PT, Samanda Alves é nome de confiança da governadora Fátima Bezerra e saiu fortalecida da eleição passada, obtendo 8.287 votos apenas em Natal. Se decidir disputar a eleição de 2024, tem tudo para ocupar uma das 29 vagas que serão disputadas.

Um deles é o de Samanda Alves, candidata a deputada federal nas últimas eleições que obteve 31.240 votos. Só em Natal foram 8.287. E não é só o desempenho eleitoral que anima os defensores de uma candidatura de Samanda. Ela tem força política no partido e no governo. E sua corrente, a corrente da governadora Fátima Bezerra, está há várias legislaturas sem representante na capital.

O PT conta hoje com Brisa Bracchi e Divaneide como representantes na Câmara Municipal de Natal. Com a posse de Divaneide na Assembleia Legislativa, em fevereiro, quem assumirá é Daniel Valença, ligado ao grupo de Natália Bonavides.

Também no PDT, do ex-prefeito Carlos Eduardo, há tendência de renovação. Candidato a senador com o apoio do PT, Carlos já está em costuras para ter novamente o apoio do partido, desta vez para retornar à Prefeitura. E deverá montar uma chapa proporcional forte, diferente do que fez em 2022.

Carlos Eduardo já pensa em 2024. Gustavo Braga, seu assessor de confiança, surge como opção forte para a disputa por uma vaga de vereador. O PDT deve se fortalecer com vistas às eleições municipais.

Gustavo Braga já tem seu nome fortemente cogitado como candidato a vereador em Natal pelo PDT. Braga é um dos assessores de confiança de Carlos Eduardo. Possui longa atuação na política potiguar e conhece os seus meandros. Concretizada a candidatura de Gustavo Braga, o PDT abriria a possibilidade de retomar os espaços que já teve no legislativo da capital.

Hoje o partido conta apenas com a vereadora Nina Souza que, contudo, não é do grupo político de Carlos Eduardo. Além da jornalista Glácia Marillac, que estreou na política nas últimas eleições e pode ser candidata em 2024, ainda há a possibilidade de desembarcar na legenda o vereador Luciano Nascimento, atualmente no PTB.

No PSB a grande expectativa é pelo anúncio do futuro político do deputado federal Rafael Motta, que concorreu em chapa independente ao Senado, obtendo grande votação. Mas o partido, que hoje conta com os vereadores natalenses Eribaldo Medeiros e Nivaldo Bacurau, também pode ter novidades para 2024.

Thabatta Pimenta foi a grande revelação da política potiguar em 2022. Saindo da modesta Carnaúba dos Dantas, conquistou quase 15 mil votos em Natal. Seria um reforço de peso na chapa do partido de Rafael Motta.

A vereadora de Carnaúba dos Dantas, Thabatta Pimenta, poderá transferir seu título para a capital e disputar a reeleição, embora em cidade diferente. Seu nome ganhou grandes proporções nas eleições passadas, quando foi a candidata mais votado do PSB a deputada federal.

Thabatta teve 40.533 votos. E destes, 14.880 em Natal. Seria o que se chama na gíria do mundo política de puxadora de votos, podendo alavancar a chapa pessebista. Ainda há possibilidades de outros nomes engrossarem a nominata da legenda. Henrique Alves, Fernando Lucena, Wellington Bernardo, Jackson Damasceno e Tatiana Pires ainda não divulgaram se serão candidatos.

Os bastidores andam agitados nos três maiores partidos da centro-esquerda potiguar. PT, PDT e PSB saem das eleições de 2022 em situações distintas. Até 6 de outubro de 2024, muita coisa ainda mudará. Mas quem quer vencer já começou a jogar.

Fonte: Blog do Girotto

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab