Novo golpe no cartão: entenda como funciona fraude no pagamento por aproximação e saiba como se proteger

Criminosos criaram 'falso erro' durante transação para possibilitar acesso aos dados de vítimas e efetuar compras indevidas.

Por Rogerio Magno em 31/01/2023 às 13:40:32
'Erro falso' aparece nas máquinas que são utilizadas pelos criminosos Â- Foto: Reprodução/ Kaspersky

'Erro falso' aparece nas máquinas que são utilizadas pelos criminosos �- Foto: Reprodução/ Kaspersky

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que provoca o bloqueio de pagamentos via aproximação, no celular ou no cartão físico.

No golpe, a transação é impedida e surge uma mensagem falsa de erro, pedindo para que o consumidor insira um cartão físico na maquininha de cobrança.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (31) pela Kaspersky, especializada em cibersegurança. De acordo com os pesquisadores da empresa, o grupo brasileiro é o primeiro a conseguir realizar fraudes com essa tecnologia de transação.

De maneira clara como funciona: o cliente ao utilizar o pagamento da compra por aproximação, podendo utilizar cartão de crédito, celular ou até relógio inteligente, verifica um "falso erro".

Na tela da máquina infectada consta a seguinte mensagem: "Erro aproximação. Insira o cartão" ou até mesmo outra versão da frase.

Com isso, a vítima acaba fazendo o pagamento do jeito tradicional inserindo o cartão de crédito físico. Esse processo ocorre sem interrupções, como se fosse um erro casual.

No entanto, é neste momento que a vítima tem os dados capturados, que acabam sendo expostos a transações indevidas.

O grupo criminoso do Prilex, especializado em fraudes financeiras, instala o vírus no momento em que se apresentam como funcionários das empresas de maquininha.

De acordo com a Kaspersky, os criminosos solicitam uma manutenção do aparelho em que é instalado uma ferramenta que dá acesso remoto ao sistema.

Seleção dos alvos

A técnica usada pelo Prilex também analisa se vale a pena atacar o alvo. Nas amostras mais recentes analisada pelos pesquisadores foi verificado a possibilidade de filtrar cartões de crédito de acordo com o segmento e criar regras diferentes para segmentos diferentes.

Com isso, os criminosos podem escolher capturar dados do cartão que são mais atraentes devido ao saldo e limites mais altos.

"Essas transações são extremamente convenientes e especialmente seguras, isso mostra a criatividade e conhecimento técnico dos criadores do Prilex com relação aos meios de pagamento", afirma Fabio Assolini, chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise (GReAT) da Kaspersky na América Latina.

Ainda segundo a Kaspersky, a atuação do Prilex foi verificada na América Latina, desde 2014. No entanto, até o momento, "as modificações mais recentes foram detectadas apenas no Brasil, mas poderão ser disseminadas para outros países e regiões".

Para se proteger

  • O consumidor que se deparar com a situação deve buscar alternativas em efetuar o pagamento via PIX, dinheiro ou tentar em outro terminal;
  • Verifique os comprovantes de valores emitidos nas faturas de cartão; caso tenha gastos indevidos entre em contato com a instituição financeira responsável e faça um boletim de ocorrência;
  • O lojista deve manter os dispositivos seguros nos pontos de vendas.

Fonte: g1.com

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab