Walter fortalece MDB e já fala como pré-candidato: "Quem já fez é quem mais pode fazer pelo RN"

Por Rogerio Magno em 27/04/2023 às 11:33:42
Foto: José Aldenir/ Agora RN

Foto: José Aldenir/ Agora RN

Faltando um ano e meio para as eleições municiais, o MDB no Rio Grande do Norte vem passando por um processo de reformulação visando um fortalecimento da sigla para o pleito de 2024 e já de olho em 2026, quando o partido poderá ter um candidato a governador, que seria o hoje vice-governador Walter Alves.

Partido que mais elegeu prefeitos no RN em 2020, o MDB se organiza para ampliar ainda mais suas bases e sua hegemonia, buscando bons resultados no pleito do ano que vem e tornando a legenda ainda mais atrativa para futuras composições a nível estadual.

Esse processo de fortalecimento vem sendo capitaneado pelo presidente da sigla, o próprio Walter, que já ensaia um discurso de pré-candidato a governador, embora ainda não se coloque como tal.

Segundo na linha de sucessão ao Governo do RN, o emedebista evita falar diretamente sobre as próximas eleições, mas gosta de lembrar do passado da sigla na administração do Estado, quando Garibaldi, seu pai, realizou uma gestão que ficou conhecida como o "governo das águas", devido às construções de grandes barragens, além de mais de mil quilômetros de adutoras que levaram água de boa qualidade para milhares de pessoas que sofriam com a falta de abastecimento no interior.

"Somos um dos poucos partidos que têm passado, têm presente e têm futuro. Temos grandes planos e projetos para o futuro do Rio Grande do Norte. E as pessoas olham isso. Quem já fez é quem mais pode fazer pelo Rio Grande do Norte", declara o vice-governador.

O MDB tem atualmente 40 prefeitos, 29 vice-prefeitos e mais de 300 vereadores em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Apesar da busca por mais resultados, Walter diz que não há como falar em números ainda. Mas, como líder do MDB, segue buscando manter firme a bandeira verde no Estado, dedicando boa parte do seu tempo para conversar com lideranças, construir alianças e pré-candidaturas em todas as cidades.

Walter Alves sabe que o Governo do RN poderá cair em seu colo em 2026, quando a governadora Fátima Bezerra (PT) deverá renunciar ao mandato para concorrer ao Senado, de onde ela saiu antes de ser eleita governadora. Até lá a ideia é que o MDB seja um partido ainda maior do que é hoje, de modo a manutenção da parceria entre PT e MDB seja algo inevitável, com os dois partidos apoiando-se mutuamente para Governo (Walter) e Senado (Fátima).

Sobre o pleito para a prefeitura do Natal, que será em 2024, Walter ainda não dá pistas, mesmo com o fato de o PT da governadora Fátima Bezerra já ter uma pré-candidata, que é a deputada federal Natália Bonavides. Cuidadosamente, o presidente do MDB afirma que o partido está avaliando o cenário político em Natal e "abrindo algumas frentes de diálogo na escolha do nome e da aliança que melhor traduza o sentimento dos natalenses nestas próximas eleições".

"Porque isso é uma prática política que sempre adotamos. Escutar, ouvir e interpretar o sentimento da maioria da população para identificar seus anseios e trabalhar em consequência. Para isso, o partido vai realizar seus encontros nas cidades. Os prefeitos, vereadores e lideranças ainda vão amadurecer esse debate", ressalta.

PARCERIAS

O presidente do MDB faz questão de citar parcerias importantes que mantém no RN, prevendo composições que poderão construir candidaturas competitivas para os próximos pleitos. Walter cita, por exemplo, a parceria que mantém com o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), cujo partido foi o segundo que mais elegeu prefeitos em 2020, com 31 ao todo, inclusive o da capital, Álvaro Dias, que acabou migrando para o Republicanos.

"Hoje, somos vice-governador trabalhando junto com a governadora Fátima Bezerra em grandes projetos pela retomada do desenvolvimento do RN. Temos outras parcerias importantes com lideranças importantes, como o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira", cita Walter.

Para ilustrar a força do partido, o vice-governador menciona ainda, no plano nacional, os ministérios do governo Lula que estão sob o comando do MDB, como o do Planejamento, com a ministra Simone Tebet; o ministério das Cidades, com o ministro Jader Filho; e o Ministério do Transporte, com Renan Filho.

"Como disse, estamos trabalhando firme para ampliar nossas bases construindo candidaturas competitivas na maior parte dos municípios e em todas as regiões. E fazendo alianças com outros partidos, como o PT, PSDB e demais partidos que estiveram conosco nas últimas eleições", assinala.

Presidente nacional do MDB participará de encontro regional no RN em maio

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP) fará uma visita ao RN para prestigiar os correligionários locais. A data da visita ainda não está definida, mas é prevista para o final de maio. O líder nacional da sigla virá ao estado potiguar para participar de um encontro regional, evento realizado anualmente pelo MDB.

Na ocasião serão discutidos planos e projetos do MDB para os próximos anos. A pauta política certamente estará entre os temas que serão debatidos pelos partidários, que receberão do líder nacional as diretrizes para que os rumos possam ser tomados a nível estadual.

"Será um momento muito importante para a legenda ter a presença dele [Baleia Rossi] aqui conosco, para que ele possa ouvir os filiados potiguares e – da mesma forma – nos passar as diretrizes programáticas e os rumos que o partido está seguindo no momento nacional em que estamos", conclui o vice-governador.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab