Senadora pede afastamento de Campos Neto do Banco Central

Por Rogerio Magno em 25/06/2023 às 11:43:50
(Foto: Agência Senado)

(Foto: Agência Senado)

A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) pediu ao CMN (Conselho Monetário Nacional) na 6ª feira (23.jun.2023) o afastamento de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

A solicitação fala em "comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da instituição" por parte de Campos Neto. Eis a íntegra do documento (310 KB).

"Oficializamos pedido de exoneração do presidente do BC, devido sua persistência em manter injustificadamente as taxas de juros, comprometendo a economia do país", escreveu Lobato em seu perfil no Twitter.

A senadora ainda pediu apoio aos colegas da Casa Alta e disse que "Campos Neto sabota o Brasil".

O CMN é o órgão superior formado por Banco Central, Receita Federal e Ministério da Fazenda e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito.

O Copom (Comitê de Política Monetária) manteve a Selic, taxa básica de juros, em 13,75% ao ano pela 7ª vez seguida na 4ª feira (21.jun). O órgão ignorou as pressões do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e não indicou uma redução da taxa na próxima reunião, em agosto de 2023.

Ana Paula Lobato é apoiadora de Lula. Já demonstrou aceno ao petista diversas vezes em seus perfis de redes sociais. Tem ligação com o governo, pois é a 1ª suplente e assumiu a vaga de Flávio Dino no Senado depois que ele virou ministro da Justiça.

Lula e seus ministros bombardeiam o Banco Central em busca da queda da Selic desde o início do novo mandato. Foram ao menos 75 ataques.

Fonte: Poder 360

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab