"MDB está de portas abertas para João Maia", afirma Walter Alves

Vice-governador cita parcerias com Fátima e Ezequiel e fala em fortalecer ainda mais o MDB para os desafios políticos de 2026

Por Rogerio Magno em 14/07/2023 às 12:38:46
Vice-governador e presidente do MDB no RN, Walter Alves acena a João Maia. Foto: José Aldenir/Agora RN

Vice-governador e presidente do MDB no RN, Walter Alves acena a João Maia. Foto: José Aldenir/Agora RN

A iminente saída de João Maia do Partido Liberal (PL), após a conturbada perda do comando da sigla para o senador bolsonarista Rogério Marinho, é vista pelo vice-governador Walter Alves como uma grande oportunidade de fortalecer seu partido, o MDB. O deputado já foi convidado para compor as fileiras emedebistas, e essa possível adesão, caso confirmada, poderá refletir nas eleições de 2024 e 2026.

Consciente da importância de ter uma parlamentar da qualidade de João Maia nos quadros do MDB, Walter tem feito sua parte. Conversou com o parlamentar, apresentou as vantagens que ele poderá ter ao se filiar à sigla e aguarda ansiosamente pelo "sim" do congressista, que não deverá embarcar de mãos vazias no partido. João Maia deverá trazer consigo um grupo de 15 prefeitos, além de dezenas de lideranças políticas de todo o estado.

"Estamos avaliando cenários. E o MDB está sim de portas abertas para João Maia, para os deputados que o acompanham, para a frente política que ele lidera, que é bastante sólida", disse o vice-governador, que rasgou elogios ao parlamentar.

"Pessoalmente, considero João Maia um grande quadro da política do Rio Grande do Norte. É preparado e tem uma visão desenvolvimentista do nosso estado. Também é um bom articulador e é um parlamentar respeitado no Congresso", afirma.

Walter reconhece que a possível chegada de João Maia ao MDB é fundamental para os planos do partido. Primeiro, para 2024, quando deverá haver eleições para prefeitos e vereadores; na sequência, para 2026, que deverá ser um ano decisivo para a carreira política do representante da família Alves. Atualmente o MDB já é o partido com mais prefeitos no RN, contabilizando 40 ao todo. Caso João Maia reforce as fileiras da legenda, esse número deverá aumentar para 55, já que o deputado deverá trazer mais 15 prefeitos, ampliando ainda mais a liderança do partido de Walter e Garibaldi Alves e esvaziando o PL de Rogério Marinho, um possível concorrente em 2026.

Questionado sobre a importância da possível filiação de João Maia ao MDB, Walter respondeu que a migração do deputado possibilitará "um crescimento quantitativo e qualitativo" ao partido.
"Podemos agregar uma frente política forte com quadros muito bons que vão ajudar a preparar ainda mais a nossa legenda para os embates que advirão – tanto em 2024, nas eleições municipais, e principalmente para 2026, com as eleições estaduais", reconhece.

Apesar do otimismo, Walter afirma que João Maia não estabeleceu um prazo para dar uma resposta. Em contato com o AGORA RN, o deputado federal afirmou que sua decisão só será tomada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar sua desfiliação por justa causa.

Além disso, ele precisa ter uma conversa com seu grupo político, composto por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais lideranças de vários municípios.

"Vamos nos decidir depois da autorização do TSE e de uma reunião com todo grupo político. Até lá, conversando muito. Avaliando o que levaremos para a reunião com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas", disse João Maia ao AGORA RN.

MDB de Walter mais forte para 2026

Para Walter Alves, o MDB passa atualmente por um momento de reconstrução. O esforço do vice-governador no sentido de conquistar João Maia objetiva fortalecer ainda mais o partido para as próximas eleições. Com 40 prefeitos, 29 vice-prefeitos e 318 vereadores em todo o RN, Walter vê em João Maia o caminho para aumentar ainda mais a hegemonia partidária.
Além de João Maia, o MDB poderá ganhar ainda um deputado estadual, que é Neilton Diógenes, hoje no PL. Ele já afirmou que irá seguir o mesmo caminho de Maia. Em contato com o AGORA RN, Neilton disse que aguarda a definição de seu líder para acompanhá-lo em sua escolha.

No campo político, Walter já tem um estratégia definida: "Trabalhar nossos quadros para disputar e vencer eleições no maior número de municípios no próximo ano e chegarmos em 2026 com uma grande estrutura política e partidária, com bons quadros, com boas parcerias com outros partidos, para os desafios que advierem nas eleições estaduais", revela.

Caso o MDB consiga manter ou ampliar o número de prefeitos no pleito do ano que vem, o partido de Walter chegará a 2026 com condições de abrigar uma forte chapa que deverá ter, conforme já é especulado no meio político, a governadora Fátima Bezerra (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira (PSDB), como candidatos ao Senado, ambos com o apoio de Walter, que seria o candidato à reeleição ao governo estadual.

Some-se ainda ao peso dessa possível chapa o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que poderá fortalecer ainda mais o grupo e consolidar o planejamento do MDB.

Se esse cenário se concretizar, tal composição garantirá o apoio de mais da metade dos prefeitos do RN. Atualmente o PSDB de Ezequiel tem 35 prefeitos (2º maior do RN), 29 vice-prefeitos e 244 vereadores. Juntando-se com os 40 prefeitos, 29 vice-prefeitos e mais de 300 vereadores do MDB, além dos prefeitos que seriam trazidos por João Maia, estaria formada no RN uma das maiores chapas já vistas nas eleições do Rio Grande do Norte.

Embora não confirme esse pré-desenho de chapa política, o vice-governador já fala em "desafios" para 2026, lembrando que é o primeiro da linha sucessória em caso de renúncia de Fátima Bezerra para disputar o Senado.

"Como vice-governador, eu estou na linha sucessória da governadora Fátima Bezerra. E saberemos corresponder aos desafios que essa posição nos traz, principalmente em 2026. Mas isso é algo para ser avaliado em 2026", pondera o vice.

"Até lá é muito diálogo, trabalho, compromisso, parceria com a governadora Fátima, com o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel, com outras lideranças e partidos – e com o presidente Lula. Nosso foco agora é fazermos um grande governo no Rio Grande do Norte, que é o que todos esperam e é o que estamos fazendo", sustenta.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab