Álvaro lembra passado esquerdista de Rogério: "Conheci na Juventude Socialista"

Prefeito rebate senador após polêmica sobre elogio a Lula durante evento do PAC com presença de ministros em Natal

Por Rogerio Magno em 19/10/2023 às 09:10:02
Senador Rogério Marinho (PL) e prefeito Álvaro Dias (Republicanos) - Foto: Waldemir Barreto/Senado / José Aldenir/Agora RN

Senador Rogério Marinho (PL) e prefeito Álvaro Dias (Republicanos) - Foto: Waldemir Barreto/Senado / José Aldenir/Agora RN

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) rebateu o senador Rogério Marinho (PL) após receber críticas do parlamentar diante dos elogios feitos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o lançamento do PAC-3 em Natal, na última segunda-feira 16. O fato causou polêmica no meio político, gerando críticas ao prefeito tanto do lado bolsonarista quanto da esquerda.

Durante o evento com a presença dos ministros da Casa Civil (Riu Costa), dos Transportes (Renan Filho) e da governadora Fátima Bezerra (PT), Álvaro disse que Lula criou e ampliou programas de distribuição de renda no país, "por isso merece o nosso respeito e a gratidão do povo nordestino".

Ao fazer referência a Álvaro Dias em uma postagem nas redes sociais, Marinho disse que no RN as "máscaras vão caindo por pragmatismo, cálculo político e conveniência". A respeito do comentário do senador, o prefeito rebateu:

"Eu conheci Rogério Marinho também fazendo parte da Juventude Socialista, do partido de Wilma, acompanhando a trajetória dela, apoiando e hoje em dia ele está fazendo parte do Partido Liberal, que é um partido de direita. Eu respeito o posicionamento e a postura política dele, acho que ele também deveria respeitar a minha postura, o meu pensamento, a minha forma de agir e o meu posicionamento de centro", disse o prefeito em entrevista à 96 FM na terça-feira 17.

O prefeito de Natal apoiou o presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha presidencial de 2022. Além de ter apoiado, no segundo turno, o próprio Álvaro foi o coordenador da campanha bolsonarista em Natal.

Ao tentar explicar seu posicionamento, o prefeito disse que votou em Bolsonaro em 2022 porque o ex-presidente ajudou a cidade do Natal com mais de R$ 20 milhões enviados durante seu mandato.

Álvaro ainda se declarou "um cara de centro" que repudia o extremismo e lembrou que já havia apoiado Lula em três campanhas presidenciais, sendo a primeira delas em 1989. "Eu convivo bem com a esquerda e com a direita, não tenho problema nenhum em conviver com as pessoas que fazem parte de uma corrente ideológica ou de outra".

Ele também rejeitou ser rotulado de "bolsonarista", apesar do apoio dado ao ex-presidente na última campanha: "Não há por que, [devido a] um voto que eu dei episodicamente ao presidente Bolsonaro, alguém querer me rotular como bolsonarista, como extrema direita. Eu não sou nem nunca fui", declarou.

Quanto ao atual presidente, Álvaro afirmou que Lula, assim como Bolsonaro, "deverá ajudar" Natal e que os interesses da cidade já foram devidamente encaminhados aos ministérios do governo federal. Se os recursos referentes aos projetos chegarem à capital, o prefeito afirma que saberá "reconhecer" o gesto de Lula.

"Quero ter um bom relacionamento com o governo federal para lutar pelos interesses do meu município, isso aí sim eu prezo e porque o relacionamento institucional é uma obrigação para todo gestor que tenha na sua consciência a importância de gerir o seu município, de buscar recursos e de viabilizar obras", acrescenta.

"Se eu apoiar Carlos Eduardo, é vitória no primeiro turno", afirma prefeito de Natal

O prefeito Álvaro Dias ainda mantém no seu radar de possível apoio para sua sucessão o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD). O atual mandatário confirmou que cogita se unir ao ex-gestor e que chegou a questionar a opinião de vereadores a respeito do tema durante um encontro realizado essa semana.

"Para mim é uma vitória no primeiro turno [o apoio a Carlos Eduardo]. Tem muita possibilidade, se eu declarar apoio a Carlos Eduardo, se eu levar o nosso grupo político a apoiá-lo, ele vai se fortalecer, porque ele já tem um bom percentual da preferência do eleitorado e, claro, a gente levando a força do nosso apoio realmente consolidaria e haveria a possibilidade de vencermos uma eleição até no primeiro turno", comentou o prefeito na entrevista à 96 FM.

Apesar do comentário, ele afirmou que é "muito difícil" apoiar Carlos Eduardo, assim como seria difícil apoiar a deputada federal Natália Bonavides, que também é pré-candidata a prefeita de Natal pelo PT.

Em entrevista concedida também na última segunda-feira 16 à TV Ponta Negra, Álvaro citou cinco possíveis nomes para receber seu apoio. São eles: o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil); o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB); e os secretários Carlson Gomes (Infraestrutura), Joanna Guerra (Planejamento) e Thiago Mesquita (Meio Ambiente e Urbanismo).

"É mais plausível eu apoiar um desses outros candidatos que estão sendo falados: Paulinho Freire, Joana Guerra, Tiago Mesquita. É bem mais plausível", acrescentou o prefeito.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab