Procon RN alerta sobre notificações falsas e golpes por e-mail

Alertamos a todos os fornecedores que receberem esse tipo de notificação por e-mail a procurarem a delegacia mais próxima para o registro de boletim de ocorrência

Por Rogerio Magno em 21/10/2023 às 07:46:36
Foto: Stefânia Sangi

Foto: Stefânia Sangi

O Procon RN (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do Norte) está alertando a população sobre possíveis tentativas de golpes utilizando o nome do órgão. De acordo com a instituição, o Procon não encaminha notificação via e-mail, sendo assim, qualquer recebimento desse tipo deve ser descartado. De acordo com o Procon estadual, recentemente, foram observadas a circulação de "notificações fakes", por meio de e-mails que se fazem passar pelo Procon RN.

No documento, o órgão esclarece que as notificações não são originárias de e-mails institucionais do Procon RN e, muito provavelmente, tratam-se de tentativas de golpe. Portanto, a instituição alerta a todos os fornecedores que receberem esse tipo de notificação por e-mail a procurarem a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência, a fim de que as autoridades competentes possam tomar as medidas cabíveis.

Além disso, o orgão informou que tomou a iniciativa de acionar a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e a ProconsBrasil, buscando providências a nível nacional. A ação foi motivada pelo fato de que essa problemática não está restrita apenas ao nosso estado, mas afeta também diversos outros estados brasileiros.

O Procon aproveita para reforçar os cuidados com a segurança digital. "Reforçamos a importância da segurança digital e da verificação cuidadosa das fontes de comunicação. Caso haja dúvidas sobre a veracidade de qualquer notificação supostamente enviada pelo Procon RN, recomendamos que os consumidores entrem em contato conosco por meio dos canais oficiais de atendimento, como o nosso site www.semjidh.rn.gov.br e nossas redes sociais (@semjidhrn)".

Fonte: Novo Noticias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab