Equipe da Ufersa Angicos vence o Desafio Sebrae Nordeste + Sustentável

Por Rogerio Magno em 15/11/2023 às 08:21:11
Equipe vencedora SerTão Devs foi formada pelos estudantes João Victor, Erik David, Ywry Scheller, Marcelo Junior e João Queiroz, do 3° período do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação/Foto: C

Equipe vencedora SerTão Devs foi formada pelos estudantes João Victor, Erik David, Ywry Scheller, Marcelo Junior e João Queiroz, do 3° período do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação/Foto: C

Estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) conquistam o primeiro lugar no Desafio Sebrae Nordeste + Sustentável, que ocorreu durante o evento GO!RN. O grupo de cinco discentes competiu contra 11 equipes de diferentes universidades e escolas técnicas, com o objetivo de desenvolver uma proposta de solução tecnológica para os desafios enfrentados pelas propriedades rurais do RN.

A equipe vencedora SerTão Devs foi formada pelos estudantes João Victor da Cunha, Erik David, Ywry Scheller, Marcelo Junior e João Victor Queiroz, do 3° período do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. O professor João Paulo Damásio, administrador e psicólogo, ministrou a disciplina de Administração e Empreendedorismo para o grupo no semestre anterior, e

Para desenvolver sua proposta, as equipes receberam um acompanhamento durante 3 meses, com encontros na unidade em Assú do Sebrae e online. Os estudantes foram designados a produtores rurais da região, com o objetivo de analisar e conhecer o perfil de suas fazendas. No processo, o SerTão Devs colaborou com o Sítio Chambá, localizado na região de Ipanguaçu, realizando visitas técnicas e reuniões virtuais. A propriedade atua principalmente com o cultivo de manga e tomate cereja.

Durante a confecção do diagnóstico do estabelecimento, que identifica seus fatores positivos e que necessitam de melhora, os pesquisadores notaram um fator chamativo. "A gente viu, entre as várias questões, um grande diferencial dessa propriedade: eles possuem a certificação orgânica", explica o professor João Paulo Damásio.

"Para manter essa certificação orgânica, os produtores têm uma inspeção a cada dois anos, e precisam acumular uma série de documentos e planilhas, que abrangem os cuidados com a plantação, a pulverização, o controle de colheita e de de vendas, além de outros padrões e requisitos da certificadora", diz.

Com base nessas informações, a equipe da Ufersa idealizou uma tecnologia que facilitasse a organização dos dados referentes aos requisitos exigidos pela certificadora. O produto GROA, sigla de Gestão Rural de Orgânicos Automatizados, surgiu na proposta de um aplicativo de fácil acesso, intuitivo, e que auxilie o produtor rural a articular e gerenciar o documento.

Após construir sua proposta inovadora, os integrantes foram desafiados a construir um pitching de 5 minutos para apresentar à banca do Senai no Desafio Nordeste + Sustentável. A exposição rápida reunia informações sobre a problemática observada, dados que reforçavam a necessidade do produto, a solução tecnológica desenvolvida e comprovação de sua executabilidade. Participaram da apresentação seis equipes selecionadas entre os 12 grupos iniciais.

Além dos desafios acadêmicos, a equipe encontrou muitas dificuldades para chegar até a grande final. Segundo João Paulo, alguns dos encontros de trabalho foram realizados em uma praça de Angicos, devido a choques de horários. Barreiras financeiras também precisaram ser superadas para que todos os integrantes viajassem para o evento.

O aprendizado em sala de aula e durante o projeto foi comprovado pelos resultados finais da competição. Os estudantes do curso de Sistemas de Informação, junto ao professor orientador, venceram o desafio em primeiro lugar, e levaram como prêmio um computador de última geração para cada integrante.

"Alguns desses alunos não tinham sequer um computador, apesar de estudar Sistemas de Informação, trabalhavam através dos celulares", conta o docente. O evento também marcou a primeira viagem de alguns membros à Natal, capital do estado.

Outros alunos do campus de Angicos começaram a demonstrar interesse pelo ramo de inovação após a conquista. O professor conta que o acontecimento colaborou para demonstrar a importância da disciplina de Administração e Empreendedorismo, que muitas vezes enfrenta questionamentos sobre a sua função na grade dos cursos.

Um segundo projeto da Ufersa de Angicos concluiu o desafio entre as primeiras 5 posições, apresentando o seu pitch na final. A equipe Misto Ufersa, coordenada pelo professor Stefeson Bezerra, propôs um projeto na área de irrigação de limões.

Embora o projeto lançado no Go!RN seja apenas um protótipo, o grupo planeja seguir em frente no desenvolvimento. Atualmente, a equipe busca o financiamento da pesquisa através de parcerias e editais para start-ups, para assim seguir com a construção do aplicativo que promete ajudar milhares de produtores rurais.

Fonte: Comunicação Social - Ufersa

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab