Garibaldi pode ser o vice de Natália na disputa pela prefeitura de Natal

Ex-senador e ex-governador pode compor chapa para atrair eleitorado da classe média e fortalecer aliança do MDB com o PT

Por Rogerio Magno em 14/12/2023 às 11:44:47
Deputada Natália Bonavides tem força no eleitorado jovem e sofre resistência na classe média - Foto: Reprodução

Deputada Natália Bonavides tem força no eleitorado jovem e sofre resistência na classe média - Foto: Reprodução

O cenário político em preparação para as eleições municipais de 2024 continua movimentado nos bastidores. Desta vez, o nome do ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) aparece como opção para ser candidato a vice-prefeito em uma chapa com a deputada federal Natália Bonavides (PT), para concorrer à Prefeitura de Natal.

A especulação de aliança entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para a eleição municipal, surge como uma alternativa de fortalecimento da chapa composta por Natalia Bonavides, visto que o nome de Garibaldi poderá dar um tom mais moderado à chapa, pois a deputada do PT tem certo desgaste por conta do radicalismo, apesar de ter uma força eleitoral na juventude. Dessa forma, a união entre Natália e Garibaldi atenderia a fatias diferentes e importantes do eleitorado natalense.

Diante da possibilidade de formação da chapa, que repetiria a aliança que ganhou a eleição para o governo do RN em 2022, com PT e MDB, a equipe de reportagem procurou o ex-senador Garibaldi Filho para falar sobre essa situação. Garibaldi foi enfático na negativa: "Não, não tem a menor chance de voltar a política neste momento. Prefiro ficar na retaguarda, ajudando meu filho (Walter Alves) e cuidar dos netos".

Questionado se em caso de um possível convite por parte do PT, o ex-senador estaria aberto para negociar e se teria sido procurado por algum representante do partido e negou, mais uma vez: "Até o momento, não houve nenhum convite por parte do partido ou a possibilidade de um retorno para a política no cenário atual. E nem no futuro tenho essa pretensão de retornar", ressaltou Garibaldi.

Mas é justamente no ponto fraco de Garibaldi que as articulações estão centradas. Quem participaria das conversas sobre a aliança é o vice-governador e filho de Garibaldi, Walter Alves. No MDB, é Walter que estabelece os passos e caminhos do partido e do pai. No último pleito, Garibaldi também não estava motivado a participar como candidato, mas foi convencido pelo filho Walter a disputar como candidato a deputado federal. Obteve mais votos que quatro deputados eleitos, mas ficou de fora por conta da nominata, que não atingiu o percentual suficiente de votos na eleição.

RETROSPECTIVA NA POLÍTICA

O ex-senador Garibaldi Alves Filho é um importante nome da política norte-rio-grandense, desde a década de 60, quando foi nomeado para a chefia de gabinete do então prefeito e seu tio, Agnelo Alves, na Prefeitura de Natal. Foi eleito como deputado estadual nos anos de 1970, 1974, 1978 e 1982. Foi o primeiro prefeito eleito de Natal após a redemocratização. Com a volta das eleições diretas para prefeito das capitais, Garibaldi derrotou Wilma de Faria em 1985.

Em 1990 foi eleito senador e, na eleição seguinte, no ano de 1994, assumiu o cargo de governador do Rio Grande do Norte, onde foi reeleito nas eleições de 1998. Já em 2002, foi eleito mais uma vez para o cargo de senador.

Foi em 2010 que retornou ao senado, recebeu o título de "Senador de 1 milhão de votos" quando recebeu 1.042.272 votos, cerca de 35% dos votos totais e 56% dos votos válidos. Ocupou a Presidência do Senado Federal e foi membro das comissões de Justiça e Assuntos Econômicos e ocupou a função de ministro de Estado da Previdência Social.

Nas eleições de 2022, foi candidato a deputado federal pelo MDB, porém não obteve êxito novamente. Recebeu mais de 90 mil votos, porém seu partido não atingiu o Quociente Eleitoral.

Fonte: Portal Diário do RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab