Confira orientações para evitar choques elétricos em período de chuvas no RN

Por Rogerio Magno em 02/01/2024 às 07:22:51
Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

No Rio Grande do Norte, o tempo tem sido marcado pela forte presença de chuvas desde o último domingo (31) para o início desta segunda-feira (1º). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há bandeira amarela de perigo potencial de chuvas de até 50 mm/dia para todas as cidades do Estado, além de aviso laranja de perigo de chuvas intensas para a região Oeste. Diante desses fatores, a população deve ficar atenta às orientações da Cosern para evitar choques elétricos em período de chuvas.

Confira algumas recomendações:

Umidade nas paredes
A Cosern recomenda redobrar a atenção quanto a presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e/ou tomadas. Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é não tocar nelas nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando assim o risco de choque elétrico.

Locais afetados por alagamentos
Alguns locais sofrem com as enchentes e alagamentos, situações que podem prejudicar a rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas. Isso deve acontecer assim que a pessoa perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Logo em seguida, desconecte todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água.

O alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Não toque no disjuntor nessas condições. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia. Quando o serviço for restabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica da residência antes de religar o disjuntor.

Lidando com o choque elétrico

Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer Por conta disso, a primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas sem tocar nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e mantenha a calma até a chegada dos profissionais.

Raios

Em casos de tempestades com raios, o recomendado é manter aparelhos como televisão, computador e carregadores de celular fora da tomada. Ao identificar um cabo caído ou desnivelado por causa das chuvas, mantenha a distância e acione a Cosern.

Fonte: Tribuna do Norte

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab