RN tem seis notas mil na redação do Enem 2023

Das notas mil tiradas pelos estudantes no Rio Grande do Norte, cinco foram na rede privada e uma na rede pública

Por Rogerio Magno em 16/01/2024 às 17:03:13
Foto: Divulgação/ INEP

Foto: Divulgação/ INEP

O Rio Grande do Norte registrou seis notas máximas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Das notas mil tiradas pelos estudantes no RN, cinco foram na rede privada e uma na rede pública. O desempenho dos alunos potiguares foi o melhor do Nordeste, empatado com o Piauí, que também somou seis notas 1 mil. No país, o melhor resultado foi o do Rio de Janeiro, com 7 notas máximas na redação.

Ao todo, 60 estudantes tiraram mil no Brasil, sendo a maioria na Região Nordeste, com 25. Em seguida, vem a região Sudeste com 18 redações, a Sul (7) e o Norte e Centro-Oeste com cinco notas máximas. No entanto, apenas quatro redações receberam nota máxima na rede pública.

De acordo com ministério, houve um aumento significativo de redações notas mil em 2023. Em 2022, apenas 18 alunos obtiveram a nota máxima. "Nós entendemos que a principal razão para isso é o tema, que foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente e isso permitiu para que as pessoas tivessem a condição de discutir esse tema com uma certa fluidez", disse o diretor de avaliação da educação básica do MEC, Rubens Lacerda.

Ainda segundo o MEC, a taxa de participantes oriundos da rede pública de ensino aumentou. Em 2022, 38% dos alunos eram de escolas públicas. Em 2023 a taxa aumento para 46,7%, quase metade dos inscritos.

Mais de um milhão de participantes estão acima da nota de corte média e poderiam acessar 842 cursos no Brasil. São 37,1% do total de inscritos que realizaram a prova.

Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, a expectativa do instituto para 2024 é aumentar o número de inscritos no concurso, principalmente de concluintes do ensino médico.

Fonte: Novo Noticias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab