RN alcança a 10ÂȘ colocação na participação de estudantes da rede pĂșblica no Enem

Essa notĂĄvel adesão evidencia o comprometimento dos estudantes potiguares e a relevância atribuĂ­da ao exame como porta de entrada para instituições de ensino superior

Por Rogerio Magno em 17/01/2024 às 16:26:18
Participantes do Enem Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Participantes do Enem Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em um cenĂĄrio educacional desafiador, o Rio Grande do Norte (RN) celebra uma conquista significativa no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (INEP), o estado ficou na 10ÂȘ colocação nacional em termos de participação de estudantes da rede pĂșblica.

De acordo com os resultados divulgados pelo Ministério da Educação na terça-feira (16), durante entrevista coletiva realizada em BrasĂ­lia, 56% dos concluintes do ensino médio da rede pĂșblica no RN participaram do ENEM, superando a média nacional de 46,7%. Essa notĂĄvel adesão evidencia o comprometimento dos estudantes potiguares e a relevância atribuĂ­da ao exame como porta de entrada para instituições de ensino superior. Ao considerar a participação de estudantes de ambas as redes de ensino, pĂșblico e privado, a média geral do estado atinge 60,8%.

A secretĂĄria de Educação do RN, professora Socorro Batista expressou sua satisfação com os resultados, destacando os esforços contĂ­nuos para promover a equidade no acesso à educação. "Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todos os estudantes, tenham a oportunidade de participar do ENEM e buscar seus sonhos de vida, como o ingresso em uma universidade", afirmou Batista.

A comunidade educacional enxerga esses nĂșmeros como um reflexo positivo dos investimentos em polĂ­ticas pĂșblicas voltadas para a educação bĂĄsica, incluindo programas de preparação para exames e suporte aos professores. A valorização do ensino pĂșblico e a promoção de um ambiente de aprendizado inclusivo tĂȘm sido fundamentais para esse avanço.

O ĂȘxito do RN na participação do ENEM 2023 não apenas evidencia o compromisso dos estudantes, mas também destaca o papel crucial dos educadores, gestores e polĂ­ticas educacionais na construção de uma base sólida para o desenvolvimento acadĂȘmico e profissional dos jovens potiguares.

Fonte: Portal DiĂĄrio do RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab