Jair Bolsonaro nega ter recebido "minuta de golpe"

Por Rogerio Magno em 09/02/2024 às 07:28:03
Ex-presidente Jair Bolsonaro nega ter recebido qualquer documento referente a minuta de golpe - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Ex-presidente Jair Bolsonaro nega ter recebido qualquer documento referente a minuta de golpe - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro nega ter recebido qualquer documento referente a uma "minuta de golpe" do ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins, preso nesta quinta-feira, 8, após operação da Polícia Federal.

Bolsonaro afirmou que nem sequer despachava com o ex-auxiliar. "Nunca chegou a mim nenhum documento de minuta de golpe, nem nunca assinei nada relacionado a isso. Até porque ninguém dá "golpe" com papel", declarou em entrevista a Veja.

"Ninguém entende essa "tentativa de golpe". Não se movimentou um soldado em Brasília para dar golpe em ninguém aí", disse o ex-mandatário a CNN. "O que querem em cima do Valdemar? Busca e apreensão em cima do partido. O que querem fazer com o partido? Nosso partido é propagador de fake news? Age à margem da democracia. A gente fica pensando num monte de coisa aqui", completou.

Segundo delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, à Polícia Federal, Martins teria sido o responsável por entregar ao ex-presidente um documento que detalhava instruções para um possível golpe de Estado após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no fim de 2022. A minuta de três páginas continha instruções do passo a passo para a retomada de poder pelo agora ex-presidente. O plano incluía o anulamento do pleito, o afastamento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que supostamente teriam interferido no resultado e a declaração de intervenção militar no país até que novas eleições fossem realizadas.

Além de Martins, foi preso no âmbito da força-tarefa o coronel Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro na Presidência e atual segurança do ex-presidente contratado pelo PL.

Fonte: Tribuna do Norte

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab