Polarização vai se manter com 2 candidatos em Assu

Por Rogerio Magno em 11/02/2024 às 08:57:46
Imagem: Google

Imagem: Google

Grupos políticos de situação e oposição do Assu estão em franco movimento por busca de apoios de partidos, a quase seis meses das convenções para indicações dos de candidatos às eleições majoritárias de 6 de outubro. A tendência é de se manter a polarização entre dois postulantes ao cargo de prefeito desde que, há 20 anos, cinco candidatos concorreram ao Executivo nas eleições de 2024.

Pelo lado da oposição, são duas pré-candidatas à prefeitura do Assu, a atual vice-prefeita e assistente social Fabielle de Azevedo Bezerra, filiada ao Partido Progressistas (PP), e a médica Vanessa Pinto Lopes, mulher do ex-prefeito Ivan Lopes Júnior, que disputou as eleições para a Câmara dos Deputados pelo partido União Brasil no pleito eleitoral de 2022, ocasião em que obteve 23.233 votos, sendo 15.262 (65,69%) votos somente em Assu.

Além do PP e do União Brasil, a oposição liderada por Ivan L. Júnior já vem dialogando politicamente com os presidentes municiais de mais três partidos – Francisco Sérgio Rocha (Avante), Artur Samir (PL), Cláudia Dantas de Azevedo (PSB) e Marcos Cabral (NOVO).

"Esse diálogo reforça nossa união e é essencial, no momento, que todos possam contribuir na construção de uma cidade com respeito às pessoas e oportunidade para todos", antecipava Ivan Júnior, na primeira reunião ocorrida em 30 de janeiro, com a finalidade de discutir um plano de gestão administrativa "construído junto com a população do município".

No decorrer dos próximos dias, novos partidos e ideias vão chegar para se somar a esse projeto", avisava Ivan Júnior, que já nas eleições de deputado estadual, em 2018, demonstrou estar consolidando sua condição como líder da oposição em Assu, onde foi votado por 12.454 assuenses, à frente do deputado estadual George Soares, que havia tido 11.887 votos no município polo do Vale do Açu.

Embora não descarte a possibilidade de voltar à disputar a prefeitura do Assu, Ivan Júnior confirmou que esse nome sairá, provavelmente, entre a vice Fabielle Bezerra e Vanessa Lopes: "O melhor nome que estiver dentro do cenário, que a população "disser" que deve ser candidato à prefeitura será, e o outro é o vice, a gente vai conduzir dessa forma".

Ivan Júnior disse, ainda, que a oposição deverá apresentar aos eleitores do Assu duas ou três chapas para o pleito proporcional e eleger pelo menos metade da bancada de 15 vereadores que compõem a Câmara Municipal. "A gente está trabalhando para eleger oito vereadores, a nossa intenção é essa, e estamos bem confiantes", declarou.

Do lado da situação, o prefeito Gustavo Soares já decidiu apoiar o primo e dentista Luís Eduardo Soares, que já foi secretário municipal de Saúde e atualmente assume a pasta da Assistência Social. Além do apoio da Frente Brasil da Esperança (PT-PV-PC do B), a situação negocia, ainda, acordos políticos com MDB, PSD e PSDB.

O próprio deputado estadual George Soares já transpareceu em recente entrevista a uma emissora de rádio do município, o quanto será acirrada a campanha eleitoral de 45 dias, a partir do fim das convenções em 5 de agosto: "A eleição de prefeito começou em janeiro, nunca vi uma eleição de prefeito começar como está agora, não sei que agonia é essa pra eleição".

George Soares afirma que a fase da pré-campanha é de "dialogar, conversar e somar", mas confirma que depois do Carnaval deverá começar a fechar e anunciar apoios ao pré-candidato Luís E. Soares, de quem tenta desvincular o nome como representante da oligarquia Soares-Montenegro, apesar de anunciar que a condução do processo sucessório ficará a cargo do prefeito Gustavo Soares para poder cuidar, também, do seu apoio a candidatos a prefeitos em pelo menos 15 municípios do Estado.

"A gente não faz política familiar, por mais que digam que é oligarquia, digam o que quiser, mas era preciso a gente unir", disse o deputado, com relação ao apoio que vem tendo de toda a família desde que o irmão assumiu o executivo há sete anos.

Gustavo Soares também procura descolar a pré-candidatura do primo do vínculo oligárquico: "Aqui é uma família de vários sobrenomes, essa é a nossa a sensação que eu vejo na política de Assu, ser uma família de vários sobrenomes, não tem oligarquia, tem pessoas escolhidas pelo grupo que vai representar essas pessoas".

Pleito passado foi decidido por 5 votos

A disputa majoritária deste ano em Assu, que até agora tem 44.422 eleitores aptos ao voto – oitavo maior colégio eleitoral do Estado, também deve ser voto a voto, vez que o prefeito Gustavo Soares viu cair sua maioria de 1.241 sufrágios obtida no pleito de 2016, quando enfrentou Patrcio Júnior, para apenas cinco votos em 2020 ao enfrentar o ex-prefeito Ivan Júnior, enquanto o terceiro concorrente Luís Oliveira obteve 608 votos.
Como em 2016, nas eleições de 2012 só foram dois candidatos a prefeito. O então chefe do Executivo, Ivan Júnior venceu o deputado George Soares, que é irmão do atual chefe do Executivo do Assu, por uma margem de 10.483 votos.

Ivan Júnior começou a consolidar sua liderança política em Assu a partir de 2008 ao vencer sua primeira eleição de prefeito com uma diferença de 5.068 sufrágios sobre Fátima Moraes, a qual, na época, tinha o apoio da então governadora Wilma de Faria.

Antes, em 2004, foram cinco candidatos a prefeito. O ex-deputado estadual Ronaldo Soares, pai de Gustavo e George, derrotou Fátima Moraes por uma maioria de 833 votos.

Resultado para prefeito em Assu – Histórico de 20 anos das eleições

2020
Gustavo Soares – 16.823
Ivan Junior – 16.818
Luís Oliveira – 608

2016
Gustavo Soares – 18.217
Patrício Júnior – 16.976

2012
Ivan Junior – 22.025
George Soares – 11.542

2008
Ivan Lopes Junior – 17.555
Fátima Moraes – 13.487

2004
Ronaldo Soares – 12.384
Fátima Moraes – 11.551
José Maria Medeiros – 2.839
João Wallace da Silva – 977
Alberto Luís Trigueiro– 413

Deputado estadual George Soares, o pré-candidato Dr. Luis Eduardo e o prefeito Gustavo Soares - Foto: Reprodução/Redes Sociais

As pré-candidatas Fabielle Bezerra e Vanessa Lopes vão compor chapa no grupo de Ivan Junior – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Fonte: Tribuna do Norte

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab