O Ministério de Justiça (MJ), e Segurança Pública anunciou novas medidas de segurança que devem ser implementadas até o dia 26 de fevereiro nas cinco penitenciárias federais brasileiras existentes: Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), Penitenciária Federal de Campo Grande (MS),

Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), Penitenciária Federal de Mossoró (RN), Penitenciária Federal de Brasília (DF). Já nesta quarta-feira (21), foi anunciada a instalação de barras de ferro para aumentar a proteção das luminárias das celas e nos espaços de vivência da penitenciária federal de Mossoró. Também foi dada autorização para instalação de grades no shaft – uma área localizada atrás das celas, com dutos, rede elétrica e escada que dá acesso ao telhado do presídio.

Nas novas medidas, de acordo com o MJ, são incluídas segurança estrutural, segurança contra incêndio, segurança no uso e na operação, habitabilidade, sustentabilidade, sistema de segurança contra incêndio, instalações hidráulicas e sanitárias, sistemas estruturais, instalações elétricas de baixa e média tensão, sistema de ventilação e refrigeração e estação de tratamento de esgoto. Em um ofício circular assinado na noite de terça-feira (21), por Guilherme Marques Camelo, chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Políticas Penais, e classificado como urgente, o Ministério da Justiça determinou que sejam realizadas revistas diárias em todas as celas, pátios de sol e parlatórios nas cinco penitenciárias federais, com produção de relatórios a serem encaminhados semanalmente à diretoria responsável.