"Parece confissão", diz Gilmar Mendes sobre Bolsonaro citar minuta

Durante entrevista, o ministro do STF afirmou que, aparentemente, "todos sabiam" da tentativa de golpe de Estado

Por Rogerio Magno em 29/02/2024 às 21:02:19
Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes / Foto: divulgação

Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes / Foto: divulgação

Para Gilmar Mendes, ministro do Superior Tribunal Federal (STF), as declarações feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre uma minuta do suposto golpe de Estado – ou "estado de sítio" –, que seria decretado em 2022, parecem uma confissão de que ele sabia da existência do documento.

As falas de Bolsonaro às quais Gilmar Mendes se refere foram ditas durante ato convocado pelo ex-presidente na Avenida Paulista, no último domingo 25. No evento, o Bolsonaro negou a tentativa de golpe e comentou sobre o documento encontrado pela Polícia Federal (PF).

"Agora o golpe é porque tem uma minuta de um decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição?", questionou Bolsonaro na data. Em outro momento, o ex-presidente disse: "O Parlamento que decide se o presidente pode ou não editar um decreto de estado de sítio".

Gilmar Mendes foi questionado pelo jornal Estadão se via a declaração como uma confissão. "Parece que sim. Que todos sabiam", afirmou o ministro. Em avaliação do ministro, o ex-presidente teria saído de uma situação de "possível autor intelectual para pretenso autor material" da tentativa de golpe de Estado.

Sobre o ato convocado por Bolsonaro, Gilmar Mendes afirmou que a manifestação parece ter o objetivo de mostrar apoio público. "Temos esses dados e, por isso, talvez ele decidiu fazer esse movimento, para mostrar que tem apoio popular, que continua relevante na opinião pública. Isso não muda uma linha em relação às investigações, nem muda qualquer juízo ou entendimento do STF", disse o ministro.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab