Famílias sem-teto deverão ser transferidas para imóvel alugado pelo Governo do RN

Manifestantes ligados ao MLB ocupam antiga sede do Diário de Natal desde 29 de janeiro

Por Rogerio Magno em 02/03/2024 às 10:45:01
Famílias ligadas ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam antiga sede do Diário de Natal; Justiça determinou reintegração de posse / Foto: reprodução

Famílias ligadas ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam antiga sede do Diário de Natal; Justiça determinou reintegração de posse / Foto: reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte está perto de fechar um acordo com os manifestantes sem-teto que ocupam a antiga sede do Diário de Natal, na Avenida Deodoro da Fonseca, em Petrópolis. A expectativa é que as famílias ligadas ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) sejam deslocadas para um novo prédio alugado pelo governo.

Segundo a Defensoria Pública do Estado (DPE), depois de reunião de mediação realizada no dia 20 de fevereiro com membros dos sem-teto, da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado, foi pactuado que as famílias sejam transferidas para uma nova área. O acordo, que ainda não é definitivo, precisará ser peticionado no processo judicial e homologado.

"A gente sentiu a necessidade de chamar as partes para a mediação, porque o terreno que eles ocupam é privado. Então, muito provavelmente, judicialmente, eles não vão ficar lá, não tem como ficar lá. É um imóvel que o Poder Judiciário vai, em breve, ordenar uma desocupação", disse Rodrigo Lira, defensor público responsável pela questão, ao AGORA RN.

Rodrigo ressaltou ainda que a reunião foi marcada para estimular o acordo entre as partes para que ocorra a desocupação, mas realocando as pessoas para outro lugar.

"Nada mais justo que convidar as partes e estimulá-las a fazer esse acordo, para que o MLB desocupe a área e que seja, ao mesmo tempo, fornecido um local adequado para acolher essas pessoas, porque são muitas famílias, têm mulheres, idosos, crianças, todas pessoas vulneráveis que também não podem ficar na rua gerando outros tipos de problema social na nossa cidade. Então, é por esse motivo que a Defensoria teve essa preocupação. Convidou a todos e a gente está já na fase final de tratativas para essa solução", pontuou.

No entanto, para esse acordo entrar em vigor, o defensor público afirmou que o próximo passo será peticionar, tanto no processo que tramita na Justiça Federal, quanto no da ocupação do imóvel privado, para que o juiz decida se irá ou não homologar o acordo. Com isso, Rodrigo explica que, uma vez homologado, o MLB deverá seguir com o prazo para desocupar o local e o Estado iniciará o processo de aluguel do novo imóvel de forma imediata.

ALUGUEL. Em relação ao novo local em que os integrantes da ocupação irão, foi informado ao AGORA RN que a partir da homologação judicial, o MLB deverá indicar em até 45 dias qual imóvel será alugado pelo Governo do Estado.

"Eles vão ter que localizar um imóvel privado que tenha uma pessoa que se interesse em alugar para o Estado e que acolha a quantidade de pessoas da ocupação. A partir dessa indicação, o Estado vai ter que contratar diretamente o aluguel desse imóvel. Por fim, elaborado o contrato, as pessoas já vão poder se deslocar para esse imóvel novo", informou o defensor público.

SITUAÇÃO ATUAL: No dia 5 de fevereiro, o juiz Luis Felipe Marroquim, da 20ª Vara Cível da Comarca de Natal, deu 15 dias para as famílias desocuparem voluntariamente o terreno. No entanto, os integrantes do movimento ainda insistem em permanecer no local.

De acordo com Rodrigo Lira, apesar do prazo já ter sido finalizado, ainda existem algumas condicionantes para que as famílias sejam retiradas do local, sendo uma delas o envio do processo para a Comissão de Conflito Fundiário de Poder Judiciário.

"Antes de haver a desocupação forçada, o processo tem que ser enviado para a Comissão de Conflito Fundiário de Poder Judiciário para que seja feita uma audiência de mediação, cronograma de desocupação. Se esse acordo for aceito pela Justiça, não precisaria desse passo, porque o acordo já prevê esses passos a serem dados, e um cronograma já tem todo um prazo já fixado para a desocupação. Agora, se o acordo não for aceito, aí a comissão é que vai elaborar esse plano de desocupação, com data fixa para que o imóvel seja desocupado", relatou.

O imóvel que pertence à empresa Poti Incorporações foi ocupado pelo MLB na madrugada do dia 29 de janeiro. De acordo com o MLB, mais de 60 famílias em situação de vulnerabilidade foram mobilizadas para o espaço. Anteriormente, as mesmas famílias ocupavam um galpão no bairro da Ribeira – zona leste de Natal, alugado pela Prefeitura de Natal desde 2021.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab