Lula defende o prêmio Nobel da Paz para o cacique Raoni

Presidente afirmou que não há ninguém que mereça mais a premiação que o líder indígena

Por Rogerio Magno em 26/03/2024 às 21:54:58
Presidentes Lula e Macron junto do cacique Raoni Metuktire, no Pará / Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidentes Lula e Macron junto do cacique Raoni Metuktire, no Pará / Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o cacique Raoni Metuktire, do Xingu, merece receber o prêmio Nobel da Paz.

A declaração ocorreu nesta terça-feira 26 na Ilha do Condu, em Belém (PA), após cerimônia de condecoração como cavaleiro da Legião da Honra francesa, na presença do presidente da França, Emmanuel Macron.

"Posso lhe dizer, companheiro Raoni: não tem ninguém no planeta Terra que mereça ganhar o prêmio Nobel da Paz mais que você", disse Lula. "Você merece e os indígenas brasileiros merecem."

O presidente lembrou o cardeal Dom Evaristo Arms como alguém que poderia ter sido laureado em 1974, mas acabou não sendo reconhecido.

"Conheço muita gente que ganhou o prêmio Nobel da Paz sem merecer. Muita gente. Porque eu conheço as pessoas. Posso dizer uma coisa: o Brasil em 1974 tinha um homem que merecia ganhar o prêmio Nobel da Paz: era o cardeal de São Paulo Dom Evaristo Arns. Ele não ganhou porque brigava muito contra o regime militar", disse Lula.

Macron também elogiou a atuação do cacique Raoni como liderança indígena na região. "Reconheço o orgulho do presidente Lula de estar do seu lado, de estar ao lado do povo indígena", declarou Macron.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também discursou, ressaltando a importância da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ser realizada em Belém em 2025.

"O presidente Lula tem falado muito que agora é a hora da Amazônia falar para o mundo e não mais o mundo falar pela Amazônia. Por isso, a importância de fazer essa COP aqui", citou Guajajara.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab