Os fatores por trás da popularidade de Jacinda Ardern, reeleita com folga premiê da Nova Zelândia

Por Rogerio Magno em 19/10/2020 às 19:07:22
Partido dela, o Trabalhista, teve vitória eleitoral mais expressiva em décadas; país se destacou na contenção do coronavírus. Os fatores por trás da popularidade de Jacinda Ardern, reeleita com folga premiê da Nova Zelândia

Reprodução/BBC

A premiê da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, conquistou um segundo mandato com uma votação acachapante neste final de semana.

Seu partido, o Trabalhista, conseguiu a primeira maioria absoluta (64 assentos de um total de 120) no Parlamento desde que o modelo de eleição proporcional foi estabelecido no país, nos anos 1990.

Assista ao vídeo.

Em seu discurso de vitória, Ardern disse que todos vivem em um "mundo cada vez mais polarizado", mas prometeu que governaria para todos os neo-zelandeses.

Sua vitória é atribuída em grande parte à estratégia bem-sucedida do país em conter o avanço do coronavírus logo no início da pandemia, combinando um "lockdown" rígido com uma alta taxa de testagem e rastreamento de casos.

Mas ela também se destacou pela compaixão com a qual lidou com as famílias das vítimas do massacre de Christchurch, em 2019, quando um supremacista branco matou 51 pessoas.

A eleição também proporcionará à Nova Zelândia seu Parlamento mais diversificado - com uma maior quantidade de pessoas não brancas, mulheres e de grupos LGBT.

Vídeos: Os mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab