Saiba como a prática esportiva pode ajudar estudantes na preparação para o Enem

Por Rogério Magno em 30/11/2020 às 13:20:35
Benefícios são muitos e vão além da promoção de relaxamento e qualidade de vida, segundo mestre em Educação Física. Eduardo Medeiros, de 17 anos, está na preparação para as provas do Enem e não abre mão de praticar esporte

Arquivo pessoal

"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo". A frase é do poeta britânico Joseph Addison e cai como uma luva quando o assunto é a combinação de estudos e prática esportiva. Durante o período de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes recorrem aos exercícios físicos como uma maneira de incrementar a rotina de aulas.

Eduardo Medeiros, de 17 anos, está na preparação para as provas. Seu sonho é cursar engenharia da computação. Com uma rotina intensa de aulas dentro e fora da escola, o jovem complementa os horários livres com basquete e musculação. "O esporte é muito importante, pois ajuda a relaxar e descontrair dos estudos", comenta o aluno do CEI Romualdo.

Mas os benefícios de quem opta em conciliar treinos com os estudos vão além da capacidade de promover relaxamento e um estilo de vida mais saudável. De acordo com uma pesquisa realizada por neurocientistas da universidade de Illinois, nos Estados Unidos, a dupla "estudo e esporte" é um excelente combustível para o cérebro. O levantamento apontou que crianças e adolescentes que praticam esportes têm desempenho na aprendizagem superior a 20%.

"Para os estudos na área, a prática regular e sistematizada de exercícios físicos ajuda o estudante no processo de memorização, resistência e foco, interferindo positivamente nos estudos. Além disso, a atividade física pode agir como um aliado para minimizar o processo de ansiedade e controlar a saúde emocional do estudante. Isso ocorre porque, durante o treino, há liberação de endorfina, uma substância natural que estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria", explica a mestre em Educação Física, Ana Camila Campelo.

Mestre em Educação Física, Ana Camila Campelo, diz que prática de esporte melhora humor, sensação de bem-estar e conforto

Arquivo pessoal

Atividades em casa

Ainda segundo a especialista, uma das formas de tirar vantagem dos exercícios físicos é por intermédio de treinos leves e práticos, que podem ser realizados em casa entre 30 a 60 minutos. "Atividades como subir e descer escadas, pular corda, jogar futebol, correr ou caminhar são satisfatórios para curtir uma melhoria na qualidade dos estudos, além de favorecer a saúde física e mental do estudante".

Para os dias de realização das provas, a recomendação é que a atividade física também seja leve e que não desgaste o corpo. "Durante os dias das provas, os exercícios físicos devem ser tratados como aliados no processo de relaxamento. Como as questões são muito extensas, oriento a todos a fazer exercícios físicos leves", pontua Ana Camila Campelo, que também atua como professora do curso de Educação Física da Universidade Potiguar (UnP).

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab