Papa permite que mulheres tenham novas funções na liturgia católica

Por Rogerio Magno em 11/01/2021 às 09:38:15
Durante a missa, as mulheres vão poder ler textos, distribuir a comunhão e prestar serviços de altar. Na prática, elas já exercem essas funções em alguns locais do mundo, mas o texto canônico não previa isso. Imagem da missa da Padroeira em Campinas

Reprodução/EPTV

O Papa Francisco alterou nesta segunda-feira (11) as regras da Igreja Católica para permitir que mulheres possam ler textos da liturgia, distribuir a comunhão e prestar serviços de altar.

Papa Francisco se diz 'estupefato' pela violência durante a invasão do Capitólio, o Congresso dos EUA

Papa Francisco pede que americanos protejam valores democráticos

Em um decreto, ele formalizou práticas que já acontecem há anos em alguns países. Com a mudança no código canônico, os bispos não poderão proibir as mulheres de exercer esses papéis nas dioceses.

O Vaticano salientou, no entanto, que essas são funções essencialmente diferentes daquelas que exercem os padres --ou seja, não se pode interpretar isso como uma preparação para que as mulheres possam virar sacerdotes ordenadas.

"O pontífice, portanto, estabeleceu que as mulheres podem ter acesso a essas práticas e que elas podem ter funções litúrgicas institucionais", diz a nota do Vaticano.

O decreto foi intitulado "Spiritus Domini". O papa afirmou que ele tomou a decisão depois de uma reflexão teológica.

A mudança é uma resposta às necessidades dos tempos, de acordo com o Papa Francisco.

Discussão sobre ordenação de homens casados

Houve uma discussão sobre a possibilidade de ordenação de homens casados no ano passado. O Papa Francisco descartou a ideia, que era aventada para uma região específica --a Amazônia. Ele também rejeitou a ordenação feminina. Ambas as medidas haviam sido propostas no sínodo da Amazônia, em 2019, que ocorreu no Vaticano.

Vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab