Hong Kong coloca bairro inteiro em isolamento por 48h para conter surto de coronavírus

Por Rogerio Magno em 23/01/2021 às 09:56:54
Ao menos 10 mil pessoas são afetadas com o confinamento depois de surto com 162 moradores infectados. Mulher escova os dentes na janela do prédio em bairro confinado por conta de surto da Covid-19 em Hong Kong, em foto de 23 de janeiro de 2021

Tyrone Siu/Reuters

Ao menos 10 mil moradores de um dos bairros mais pobres e populosos de Hong Kong foram obrigados a ficar em casa na noite de sexta-feira (22) – e assim devem continuar até segunda (26). A medida faz parte do confinamento decretado pelas autoridades para conter um surto da Covid-19.

Os moradores só podem deixar a área, que abriga cerca de 70 prédios residenciais, se apresentarem um teste negativo para o coronavírus. O governo deste território semi-autônomo da China disse em nota que espera testar todos os moradores até segunda, para que eles possam voltar ao trabalho.

"Queremos chegar a zero casos [de Covid-19] nesse distrito", disseram as autoridades.

Nos primeiros 20 dias do ano, apenas no bairro de Jordan, pelo menos 162 moradores foram diagnosticados com a infecção pelo coronavírus Sars-Cov-2. No sábado (23), pessoas aguardavam para ser testadas em longas filas, segundo relato da agência de notícias France Presse.

Trabalhador da Saúde caminha em área isolada de Hong Kong com roupa de proteção para a Covid-19 em foto de 23 de janeiro de 2021

Tyrone Siu/Reuters

A prefeita de Hong Kong, Carrie Lam, afirmou que em poucas horas de confinamento, mais de 3 mil moradores já haviam sido testados. Por ser uma região de alta densidade populacional, as autoridades de saúde temem que o vírus se espalhe mais rapidamente.

"Nós estamos fazendo isso para pôr fim às preocupações dos moradores", disse Lam em entrevista coletiva. "Isso porque muitos falavam que esta era uma área perigosa, com alta infecção, o que afeta a vida, a cabeça e os negócios das pessoas daqui."

Essa é a primeira vez que Hong Kong decreta isolamento completo em apenas um bairro. Pouco antes do fechamento oficial, os jornais locais registraram pessoas deixando a região para evitar o confinamento.

Hong Kong já esteve em situação de alerta quando os primeiros casos do novo coronavírus foram detectados na China, há mais de um ano. Oficialmente, a cidade de mais de 7,5 milhões de habitantes registrou menos de 10 mil casos e cerca de 170 mortes desde o início da pandemia.

Mais recentemente foi registrado um aumento no número de contágios. Nos últimos dois meses, o território foi atingido por uma quarta onda de infecções, e as autoridades adotaram novas restrições como o fechamento de academias e os restaurantes não podem funcionar depois das 18h.

VÍDEOS mais vistos do G1

M

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab