China passa a usar testes retais para detectar Covid-19

Por Rogerio Magno em 27/01/2021 às 10:17:30
Médico disse a TV estatal que o teste retal 'aumenta a taxa de detecção de pessoas infectadas' porque o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no nariz ou na garganta. Swabs 3D produzidas por pesquisadores da Fiocruz em BH

Rubens do Monte/Divulgação

A China está recorrendo a testes retais para detectar a Covid-19 em indivíduos de risco e em viajantes que chegam do exterior.

O país tem conseguido conter a pandemia com testes em massa e lockdowns onde novos casos são registrados. Mas, nas últimas semanas, surtos locais têm levado autoridades de saúde a testar dezenas de milhares de pessoas pelo método PCR.

As amostras geralmente são retiradas do nariz ou da garganta. Mas moradores de vários bairros de Pequim, onde foram descobertos casos recentemente, têm sido submetidos a testes retais, segundo a emissora pública CCTV.

A medida também está sendo imposta a pessoas em quarentena obrigatória em hotéis, incluindo viajantes do exterior.

O médico Li Tongzeng, do hospital You'an em Pequim, afirmou à CCTV que o teste retal "aumenta a taxa de detecção de pessoas infectadas" porque o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório.

Segundo a TV estatal, os testes retais não serão generalizados porque "não são práticos o suficiente".

Nas redes sociais, chineses têm reagido aos testes. "Não é muito doloroso, mas é super humilhante", afirmou um usuário da rede social Weibo.

A China, que já restringiu severamente os voos internacionais desde março de 2020, aumentou as restrições nos últimos meses.

Todas as pessoas que desejam viajar ao país devem apresentar dois testes negativos (PCR e sorológico) antes do embarque e, na chegada e por conta própria, precisam ficar em quarentena por ao menos 14 dias em um hotel.

VÍDEO: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab